Alimentando aves com girassol

Muitas pessoas criam aves em cativeiro, dentre as mais frequentes estão o papagaio e o periquito. Para essas aves terem uma vida saudável e para que o seu metabolismo esteja equilibrado, elas necessitam de nutrição adequada e balanceada, assim como todos os outros pets.  Embora essas afirmações pareçam óbvias, muita gente não sabe e acha que os animais podem se alimentar apenas de girassol, ou ter a maior parte da sua dieta baseada nessa semente. Isso é muito perigoso.

A semente de girassol, embora as aves apreciem muito, é muito gordurosa e não tem todas as vitaminas necessárias para elas. Ao alimentar um pet em cativeiro, é importante sempre ter em mente o que ele comeria se estivesse solto na natureza. Certamente ele não se alimentaria apenas de sementes de girassol. As aves em cativeiro precisam, assim, de alimentos variados e em tamanho adequado para elas. Essa semente pode, e deve, estar presente em sua dieta, mas apenas como um dos itens do cardápio, e em pequena quantidade. É importante lembrar que animais em cativeiro se exercitam menos do que os livres, e uma alimentação muito calórica, baseada em certas sementes, pode levá-los à obesidade.

rações específicas para diversas espécies de aves, mas a alimentação variada ainda é necessária. Se há um papagaio em casa, é importante lhe oferecer, também, frutas. As mais indicadas são manga, pêssego, maçã, banana, goiaba, melancia, pera, melão, kiwi e maracujá. Pode-se deixar que comam as sementes, principalmente as de melancia e melão. É importante também oferecer vegetais como brócolis, cenoura, vagem, abóbora, beterraba e espinafre.

Tanto as frutas quanto os demais vegetais devem estar picados em pedaços pequenos, proporcionando ao pet uma maior facilidade de alimentação. Uma vez por semana é importante, também, fornecer de um a dois ovos de codorna cozidos, frios e partidos ao meio, ou meio ovo de galinha, sendo uma excelente fonte de proteína. Existem alimentos industrializados nutritivos e balanceados que facilitam a vida do dono do pet, como papa de ovos e papa de frutas, que podem ser oferecidos às aves sem problema algum, mas como qualquer alimento, a versão natural sempre é a melhor opção devido à ausência de conservantes.

Se a pessoa tem uma ave que se alimenta apenas de sementes de girassol, deve ir mudando aos poucos a alimentação, diminuindo as sementes e inserindo os demais itens, aos poucos. Caso a mudança seja feita de forma muito brusca o pet pode se recusar e comer, acabando por sofrer de desnutrição. Se ela estiver com alguma alteração de comportamento ou de coloração das penas, é importante procurar imediatamente um médico veterinário, pois podem indicar uma séria deficiência nutricional. Animais bem tratados e com uma nutrição adequada vivem muito mais e melhor.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

2 Comentários

Deixe um comentário