Como preparar a papa de psitacídeos alconpet

papa psitacideo alconpet

papa psitacideo alconpet

Muitos clientes que compram a papa para psitacideos ou papagaios me mandam email perguntando como preparar a mesma.

A Papa deve ser preparada utilizando qualquer utensílio medidor.

Para um melhor entendimento sugerimos o uso de uma xícara de cafézinho ou outro, conforme o volume necessário para alimentar o(s) filhote(s).

A mistura (Papa + água morna) deve ser feita a cada refeição, seguindo as instruções do rótulo:

•Para aves entre 1 e 2 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 5 medidas de água morna.
• Para aves entre 3 e 4 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 4 medidas de água morna.
• Para aves entre 5 e 4 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 3 medidas de água morna.
• Para aves a partir dos 7 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 2 medidas de água morna.

Quantos ml devo oferecer ao filhote? Quantas vezes ao dia eles devem ser alimentados? Qual a regra?

dando papinha para papagaio

dando papinha para papagaio

Você pode usar uma mamadeira, seringa ou um frasco adaptado como na foto ao lado.

Não existem receitas prontas para alimentação de filhotes.  Os animais devem ser observados com cuidado e de maneira individual.

A quantidade de papa a ser fornecida em cada refeição deve ser suficiente para encher o papo, porém este não pode ficar túrgido demais.

Antes de cada alimentação, é importante que o animal consiga digerir todo o conteúdo presente no papo, para evitar que o alimento estagnado “azede”.

Uma nova refeição não deve ser oferecida se ainda houver comida no papo, já que este procedimento propicia o desenvolvimento de fungos (Candida / Papo azedo).

O tempo que o animal demora a digerir o alimento costuma identificar a hora em que pode ser oferecida a próxima alimentação. Deve-se pensar de modo inicial, em 6 a 8 refeições por dia e ir diminuindo gradualmente até chegar a 4 refeições.

A Papa pode ser feita apenas uma vez ao dia, para todas as refeições? 

NÃO. As Papas devem ser oferecidas sempre frescas.
Não é recomendado guardar sobras na geladeira e posteriormente aquecê-las para reutilizar. Este procedimento pode inativar as enzimas digestivas e probióticos, componentes que auxiliam na digestão e aumentam a imunidade dos filhotes.

Até quando a Papa deve ser oferecida?

As Papas devem ser oferecidas até, aproximadamente, 40 dias de vida para Pássaros, 60 dias para Psitacídeos pequenos e 90 para Psitacídeos médios e grandes como papagaios e araras. Este tempo varia conforme a espécie e o indivíduo.

De modo geral deve-se pensar, inicialmente, de 6 a 8 refeições por dia e ir diminuindo gradualmente a frequência alimentar.

O mais acertado no entanto, é observar cada indivíduo e oferecer o alimento de acordo com as necessidades particulares.

Para iniciar o desmame (troca da papa pela ração) disponibilize sempre os 2 alimentos:

Alcon Club Papa para Filhotes e rações de manutenção, Alcon ECO Club ou Alcon Club, diminuindo gradativamente a quantidade de Papa e aumentando a de ração, até que esta perfaça 100% da dieta. O tempo que a ave leva para adaptar-se ao novo alimento é individual, porém não deve ultrapassar 30 dias.

As dietas de manutenção da Alcon foram desenvolvidas para atender completamente as necessidades nutricionais das espécies às quais se propõem, não devendo ser  complementada para não desbalancear a dieta. As Farinhadas, Alcon Club Top Life e Alcon Club Super Top Life devem ser oferecidas em períodos específicos, como muda de penas, reprodução e convalescença, perfazendo 25% da alimentação diária.

 

 

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

7 Comentários

  • Tenho um casal de periquitos ela botou 5 ovinhos,mas acabou morrendo 2de fome, acabei descobrindo isso muito tarde,ela não sabia dar de comer a eles, então quando descobri comecei a ajudar com a papinha ,mas agora depois de 4dias ,ela já está dando de comer a eles, o que faço com a papinha que sobrou, posso dar para os papais comerem ,posso deixar um pouco pronta na gaiola para ela comer sozinha e alimentar os filhotes?

  • Achei um chupim filhote, estou dando papinha. Mas parece que o papo nunca enche. Ele come bem pouquinho, varias vezes ao dia. tenho receio de estar ministrando de forma errado e indo para os pulmãos. .em média 15 ml com o desperdício por com do que sai pelo bico… Se puder ajudar…

  • Ola Sueli, um sinal que os filhotes estão pouco alimentados é quando eles começam a pedir alimento (abrindo o bico e fazendo ruídos) muitas vezes ao dia. Se o seu papagaio começou a alimentar eles, recomendamos que suspenda momentaneamente a papinha e fique observando os filhotes. Se eles começarem a pedir novamente, volte a suplementar junto com o esforço que a mãe faz em alimenta-los.

    • Muito obrigado estou de olho eles fazem pouco barulho mas sempre que faz o pai também entra no ninho e alimenta os filhotes quando pego os filhotes pra dar a papinha eu vejo que o papo deles estão cheios aí ofereço só um pouquinho de papinha tenho medo que eles passam mal eu não saberia o que fazer. Mas vou ficar atenta por enquanto muito obrigado um abraço

Deixe um comentário