As melhores raças de cães para quem curte a vida rural

Para quem não sabe, inúmeras raças tinham papéis fundamentais nas fazendas espalhadas pelo mundo, desde cuidar de rebanhos até realizar o controle de pragas. Inclusive, essas linhagens foram desenvolvidas especialmente para a vida rural, mas logo conquistaram também seus espaços como cães de companhia.

Antes do início da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, os cachorros criados em zonas rurais e agrícolas desempenhavam funções práticas e integrais no sistema alimentar. E quando falamos em cães trabalhadores, não se resume apenas nos de médio e grande porte, os “baixinhos” também trabalhavam duro pelos campos. 

Saber sobre o passado de cada raça é importantíssimo na hora de adotar um cão, pois o histórico determinará se ele cabe ou não nas expectativas da família. As categorias gerais de cães de trabalho são:

  • Criação de animais de fazenda
  • Guarda de gado
  • Ratoeiros/ controle de pragas

Protetores de gados

As melhores raças de cães para quem curte a vida rural

Quem pensou em cães de grande porte para esta categoria acertou em cheio! As raças envolvidas na proteção de rebanhos tendem a ter uma figura grande e imponente, possuem um latido estrondoso e precisam intimidar qualquer um. Os melhores cães de guarda são aqueles que defendem o gado de predadores e ficam atentos dia ou noite, conforme necessário. Algumas raças que desempenhavam o ofício são:

Cães pastores

As melhores raças de cães para quem curte a vida rural

Outro tipo de cão associado especialmente à vida singela do campo é o cão pastor. Esses cachorros são capazes de levar animais como galinhas, patos, cabras, lhamas e porcos para pastar pela manhã e voltar para o local de descanso tranquilamente. Cães que são bons pastores são ágeis e alertas e não precisam ser enormes como os protetores de gados. Os cães pastores mais populares são:

“Rateiros”

As melhores raças de cães para quem curte a vida rural

Para quem não sabe, a proteção e o rebanho não são os únicos empregos que os cães de fazenda possuem. Manter os produtos agrícolas longe de pragas é a função de muitas raças pequenas, enérgicas e determinadas. Eles são especialistas em rastrear e capturar roedores, como ratos e camundongos principalmente, mas também texugos, furões, gambás e assim por diante. Muitos desses cães foram criados no Reino Unido, em meados do século XVIII e XIX, e entre eles estão algumas das raças mais populares:

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.