Conheça as principais raças de cães farejadores

Não é novidade para ninguém que o olfato dos cães é extremamente aguçado e é o principal sentido deles. Para quem não sabe, a habilidade desses peludos de sentir e identificar odores pode ser até 100 mil vezes melhor que a dos humanos.

O olfato do ser humano é bastante apurado e possui quase seis milhões de receptores olfativos, o que nos dá a capacidade de detectar aproximadamente um trilhão de cheiros diferentes. Por sua vez, os cães, dependendo da raça, possuem aproximadamente 300 milhões desses receptores, encontrados nos tecidos das vias respiratórias. Incrível, não? Mas ainda não acabou: a área do cérebro dos peludos responsável por analisar os odores, é 40 vezes mais sensível em comparação à das pessoas.

Como dito acima, algumas raças têm o faro como principal especialidade. Quer saber mais? Conheça alguns cães que são exímios farejadores:

Pastor Alemão

A habilidade olfativa de um Pastor Alemão é de deixar qualquer um de queixo caído, inclusive, este é uma dos fatores que fazem da raça uma das preferidas para exercer a função de policial. Um exemplar da raça é bastante ágil, inteligente, veloz e obediente.

Conheça as principais raças de cães farejadores

Beagle

Famoso por caçar coelhos e lebres antigamente, o Beagle é uma das raças especialistas em farejar. O olfato aguçado característico da raça a torna bastante ligeira e alerta, mas ao mesmo tempo contribui para que seja teimosa. Dificilmente um Beagle lhe dará ouvidos quando estiver atraído pelo odor de algo – ainda mais se tiver comida envolvida.

Conheça as principais raças de cães farejadores

Cão de Santo Humberto

Também conhecido como Bloodhound, o Cão de Santo Humberto, apesar de parecer bastante cansado e preguiçoso, tem um alto nível de energia e um faro extremamente aguçado, estando na lista dos especialistas no assunto. Por essas características, a raça também é usada como cão policial, principalmente em situações de busca.

Basset Hound

Essa raça, além de ter bastante semelhança com o Cão de Santo Humberto e o Beagle, também possui habilidades invejáveis usando o focinho. O olfato do Basset Hound foi muito utilizado antigamente para rastrear presas, como lebres e coelhos, mas atualmente é um ótimo cão de família.

Harrier

Conhecido pela dedicação e pelas ótimas habilidades de rastreio, o Harrier era um cão bastante popular antigamente, graças à sua capacidade olfativa, que o torna um bom cão de caça. Atualmente, essas habilidades são pouco utilizadas, já que a raça é mais usada como cão de companhia.

Pastor de Malinois

Ao lado do Pastor Alemão, o Pastor de Malinois é uma das raças preferidas das polícias de todo o mundo, especialmente para funções de resgate ou busca. Ele é habilidoso, inteligente e tem um olfato de causar inveja. Para se ter uma ideia do poder olfativo, um dos talentos da raça é a capacidade de farejar o câncer de próstata.

Coonhound

Por último, os Coonhounds têm habilidades olfativas extraordinárias, porém a capacidade pode variar entre os exemplares. Alguns possuem focinhos “quentes”, ou seja, funcionam melhor em um rastro novo, enquanto os classificados como “frios” são aptos para seguir uma trilha já conhecida ou “fria”, isto é, com poucos contratempos.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.