Cinco cães pastores populares no Brasil

Antes da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, os cães pastores desempenhavam papéis fundamentais na vida singela do campo. Eles eram responsáveis por proteger grandes rebanhos, de ovelhas e bovinos, de ameaças, tanto de humanos quanto de predadores.

A função de pastorear foi o principal emprego desde que os cães foram domesticados. E por ser um trabalho tão importante, os cachorros que eram designados para a tarefa precisavam ter algumas características naturais, isto é, capacitados para a função. Cães que são bons pastores precisam ser inteligentes, ágeis e sempre alertas para prevenir qualquer tipo de ameaça.

Essas linhagens foram criadas particularmente para a vida do campo, entretanto, com o passar do tempo conquistaram seus espaços nos corações das famílias e logo tornaram-se cães de companhia. A seguir, veja cinco cães pastores super populares aqui no Brasil.

Border Collie

Criada no Grã-Bretanha, essa raça é considerada a melhor para o pastoreio de ovelhas. O Border Collie é muito inteligente, capaz de entender inúmeros comandos e tem um instinto natural para desempenhar a função. Cães da raça eram famosos por não serem barulhentos e por serem capazes de se movimentar facilmente em enormes terrenos irregulares, independentemente da temperatura.

A raça ficou popularmente conhecida no mundo inteiro principalmente por sua inteligência. Para se ter uma noção, o Border Collie é o líder do ranking da raças mais inteligentes do mundo. Graças ao seu passado trabalhador, a linhagem não é nada indicada para viver “confinada” dentro de casa. Um Border precisa de estímulos diários para se manter ativo e satisfeito. Por isso, além de uma bela rotina de exercícios, quem pretende ter um cão da raça em casa deve designar algumas tarefas para ele, como ir buscar o jornal ou até mesmo colocá-lo em competições de agilidade que, inclusive, é uma das especialidades da raça.

Border Collie

Pastor de Shetland

Se engana quem acredita que bons cães pastores precisam ser de grande porte. Criado na ilha de Shetland, na Escócia, o Pastor de Shetland vai na contra-mão desse pensamento, já que era uma das raças mais usadas para tomar conta de rebanhos, principalmente por sua característica de latir muito.

Também chamados de “Shelties”, cães da raça são extremamente inteligentes – estão entre os 10 mais inteligentes do mundo -, sensíveis e possuem um enorme desejo de agradar a família, o que consequentemente facilita, e muito, a educação. Eles são muito espertos e adoram aprender coisas novas, por isso, os pais devem estar sempre ensinando novos comandos para mantê-los em ativos.

Pastor Shetland

Pastor Alemão

Apesar de atualmente se popular por exercer diversas funções, como cão de resgate ou policial, o Pastor Alemão também é uma raça expert em pastoreio. A linhagem foi criada no objetivo de juntar todas as melhores características dos cães pastores existentes nas regiões da Alemanha a fim de chegar a uma raça perfeita. E deu certo!

O Pastor Alemão é conhecido especialmente por sua inteligência e disposição de exercer diversas atividades. Como a fidelidade é o ponto alto do temperamento da raça, ele aprende muito rápido aos comandos, pois adora agradar a família. Apesar de ter sido criado especialmente para o pastoreio, Max von Stephanitz, o criador da linhagem, notou que ela era capaz de realizar outras atividades. Na Primeira Guerra Mundial, exemplares foram usados como mensageiros, socorristas, guardas, transportadores de suprimentos e sentinelas.

Curiosidades Pastor Alemão

Cão dos Pirineus

Também conhecido como “Grande Pirineu”, o Cão dos Pirineus foi criado na região que separa a França da Espanha. Mesmo que alguns exemplares ainda sejam usados em sua função original, de guardar rebanhos contra predadores e humanos, a raça é extremamente leal aos pais e adora proteger o lar e a família.

A linhagem é uma das maiores usadas para proteger rebanhos. Um Cão dos Pirineus, inclusive, é capaz de encarar e amedrontar lobos e ursos, graças ao seu tamanho –  um exemplar pode pesar facilmente em torno dos 60 kg.

As melhores raças de cães para quem curte a vida rural

Pastor Australiano

Apesar do nome, a raça foi criada nos Estados Unidos, mas ficou conhecida na Austrália, após se consagrar como um ótimo cão pastor que, inclusive, era capacitado para controlar búfalos, patos, coelhos e gansos, o que nem todas as linhagens eram capazes.

Com o passar do tempo, o Pastor Australiano ganhou popularidade mundial por ser bastante ativo, brincalhão, inteligente e leal. Além do pastoreio, a raça também é utilizada como cão de guarda. É um cachorro fiel, desconfiado com pessoas desconhecidas e extremamente inteligente.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.