Até quando um gato é filhote?

A gente sabe que, independentemente da idade, você sempre vai chamar o seu gatinho de bebê. Ainda assim, saber até quando um gato é filhote é fundamental, já que os cuidados mudam conforme eles vão envelhecendo.

Por exemplo, entender até que idade o gato é considerado filhote é importante para fazer a transição da ração de filhotes para adultos. Afinal, como a gente já explicou aqui no blog da Petlove, um gato maduro não pode continuar tendo uma alimentação específica para gatinhos – e vice-versa.

seis gatos olhando diretamente para a câmera

Até quando um gato é filhote?

No geral, o gato é filhote até um ano de idade. A partir daí, ele já é considerado adulto. Porém, o seu temperamento pode demorar um pouquinho mais para amadurecer. Ou seja, por mais que o seu pet já tenha passado dos 12 meses, ele ainda pode se comportar como um gatinho travesso!

Seja dito de passagem, caso o seu gatinho ainda não tenha sido castrado, essa é uma boa idade para realizar o procedimento, que traz uma série de benefícios à saúde e bem-estar do felino. Conforme falamos nesta outra matéria, a cirurgia costuma ser indicada entre seis e oito meses de vida, mas o ideal é consultar o médico veterinário de sua confiança, pois o período pode variar de acordo com o estilo de vida do pet.

Até quantos meses o gato cresce?

Afinal, até quantos meses o gato cresce? Essa é uma dúvida muito comum e bastante ouvida por médicos veterinários. Contudo, não há uma resposta certa, já que a velocidade do crescimento varia de acordo com a raça e o porte do gato.

Por exemplo, um gato gigante, como o Maine Coon ou o Ragdoll, pode crescer até os dois anos de vida. Em contrapartida, os gatos de pequeno porte, como o Singapura e o Munchkin, podem atingir o tamanho máximo até os 12 meses de idade.

Ponto importante: o crescimento é uma questão particular de cada gato. Logo, essa média que estipula até quando gato é filhote e até quantos meses ele pode crescer não é uma ciência exata. Por isso, é sempre importante consultar o médico veterinário de sua confiança para uma informação mais detalhada.

gato filhote dentro de uma caixinha de areia

Meu gato passou dos 12 meses, e agora?

A partir do primeiro ano de vida, é normal que o seu felino diminua um pouquinho a disposição para as brincadeiras. Afinal de contas, os filhotes passam a maior parte do tempo procurando diversão, devido ao alto nível de energia e à curiosidade que os fará desenvolver uma série de habilidades.

Por esse motivo, é muito importante fazer a transição da alimentação do pet a partir do momento em que ele se torna adulto, já que as necessidades nutricionais dos gatos mudam de acordo com as fases de vida.

Uma ração para filhotes contém todos os nutrientes para que eles tenham toda essa energia e, claro, cresçam de forma saudável. Por outro lado, um gato adulto já não tem essas mesmas necessidades.

Vale lembrar que uma má nutrição pode comprometer a saúde do seu gato por toda a vida. Então, converse com o médico veterinário de sua confiança para te ajudar a montar uma dieta saudável e adequada para ele.

Agora que você já sabe até quando um gato é filhote, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde felina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.