Beijar seu pet faz mal: mito ou verdade?

Embora se fale muito sobre não beijar seu animal de estimação, é importante destacar que essa pergunta não é tão fácil de ser respondida. É imprescindível pensar sobre isso. Beijar seu pet pode sim, trazer riscos não apenas para a sua saúde, mas para a dele também.

“Devemos lembrar que cães mantém contato oral entre eles. É um comportamento natural. E isso se repete nos seres humanos. Por isso tantas pessoas beijam na boca seus cães e até de outras pessoas”, explica o médico veterinário José Mourino.
É importante lembrar que toda a flora bacteriana será passada entre ambos durante um beijo. Beijar seu pet é perigoso exatamente por causa disso, porque significa que as bactérias do cão irão para a boca da pessoa. E as da pessoa, para a boca do cão.

beijar seu pet

Parasitas

Além das bactérias, é importante lembrar que indivíduos parasitados também podem passar doenças.

A giárdia, um protozoário microscópico que parasita o intestino de mamíferos, é rotineira em cães e pode transmitido para humanos, causando problemas graves. E esse é só um exemplo.

E se quiser continuar a beijar seu pet?

Sabendo disso, a decisão de beijar seu animal de estimação deverá ser feita de forma consciente. Existem precauções que podem ajudar neste caso.

beijar cachorro

“A sugestão é que se essa prática for mantida, ambos os indivíduos devem manter a saúde oral em dia com escavação de dentes e visitas periódicas aos dentistas humanos e veterinários”, explica Mourino.

Além disso, é recomendado que, caso a prática continue, o animal e seu dono devem fazer exames de fezes periódicos para garantir que os ricos permanecem mínimos.

 

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

8 Comentários

  • Tenho o Woody, um lhasa (sim, toy story rs), cujo apelido é chewbacca rsrs, sempre fazemos a “brincadeira do beijo”, onde eu beijo a testa dele, viro meu rosto e ele me lambe na bochecha, então eu falo que é a minha vez e ele abaixa a cabeça,é muito engraçado rsrs. Ele é a alegria da casa. Inclusive, toma café da manhã comigo, sentado na cadeira, com o pote de ração em cima da mesa. Meu amigão. Parceiro para todas as horas.

  • Tenho a Mel, 1 ano e 7 meses…é um amor inexplicável. Pego no colo toda noite na hora de dormir, dou um beijinho nela e coloco na cama…nossa cama, dorme a noite toda ao lado meu e do meu marido…um amor nossa menina

  • Não gosto que meu cachorro me lamba e não o beijo na boca, mas gosto de beijá-lo na testa antes de dormir e ele gosta disso também. Nesse caso, também há risco de contaminação? Esse ato meio que virou um “ritual” de boa noite. Assim, ele não chora mais quando eu vou pra minha cama.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.