Os benefícios dos sucos de laranja e cranberry para o sistema urinário dos pets

Cada vez mais, as pessoas estão se preocupando com a saúde e alimentação dos seus pets. A alimentação natural está em pauta há um bom tempo e os cuidados com saúde vem crescendo ao longos dos anos. E se existem frutas que são coadjuvantes no combate de doenças e prevenção do organismo humano, hoje iremos mostrar que com os pets não é diferente.

Os problemas no trato urinário dos cães e gatos são um dos principais motivos de ida ao médico veterinário, a incidência nos gatos é ainda maior. Existem uma série de motivos para que esses problemas se desenvolvam, como pouca ingestão de água e predisposição genética. Porém, sabemos que a prevenção é a maior aliada para que algo mais sério não aconteça e a laranja e cranberry poderão auxiliar nesse processo.

Cachorro suco verde

Benefícios da laranja

A laranja é uma fruta muito popular e acessível, além da tão famosa vitamina C que ela fornece, existem uma outros vários compostos que auxiliam não só o sistema urinário dos pets, mas todo o organismo. São eles: Ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Os flavonóides apresentam propriedades antiinflamatórias e inibem a formação de coágulos no sangue.

Em relação ao sistema urinário, a laranja auxilia a inibir o crescimento bacteriano por conta da vitamina C, assim prevenindo infecções. Mas é necessário cuidado, tudo em excesso pode fazer mal e o consumo exacerbado de vitamina C pode favorecer o aparecimento de cálculos renais nos pets, não faça suplementação desta vitamina sem uma orientação médica. Apenas o suco da fruta é essencial.

Benefícios do cranberry

O cranberry não é muito consumido no Brasil, mas é bem popular nos Estados Unidos e vem conquistando as prateleiras por aqui. O cranberry é uma pequena fruta que tem ganhado fama entre os médicos por conta de suas propriedades, o suco da fruta tem o poder de combater infecções urinárias, além de reforçar o sistema imunológico e fortalecer o sistema cardiovascular.

Há pesquisas em relação aos seus benefícios e elas constataram que os polifenóis presente na cranberry promovem interação com outros compostos bioativos, o que protege a microbiota intestinal, beneficiando as funções antioxidantes e anti-inflamatórias do corpo. 

É uma fruta rica em variadas vitaminas (A, C, E e K), como também em minerais como zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, possui boas quantidades de fibras. Por ter altos níveis de proantocianidinas, o cranberry se mostra muito eficiente na resolução de problemas de infecção no trato urinário e ajuda a reduzir a permanência de bactérias que causam infecções.

Mas afinal, como posso introduzi-las na alimentação dos meus pets?

Com todos esses benefícios, é inegável que essas frutas podem auxiliar consideravelmente na prevenção de doenças do trato urinário dos cães e gatos como cistite e nefrite. O ideal é que seja feito o suco da laranja e cranberry. Pode ser feito o suco tanto de uma fruta só quanto das duas juntas, mas precisa ser natural e, principalmente, sem açúcar.

A aceitação em questão do sabor é relativa, há pets que irão gostar e beber igual água e alguns não irão aceitar. Nesses casos, a ingestão poderá ser feita por auxílio de seringas ou misturado com a ração.

A quantidade varia dependendo do peso e necessidade do pet, o mais recomendado é que o cão ou gato passe por um acompanhamento nutricional com o médico veterinário.

Lembrando que, nenhum medicamento deve ser substituído pelas frutas, elas são apenas auxiliares e ajudarão juntamente com a medicação.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.