Raiva felina: sintomas e prevenção

Ouvimos muito falar de cachorros com raiva. Mas e os gatos? Sim, gatos e raiva é uma combinação que existe, apesar de ser muito mais rara. No entanto, é preciso prestar atenção também, já que a raiva felina não tem cura e pode levar o gato a morte. Por isso preparamos esse tutorial para falar sobre como prevenir e como perceber que seu gato está com essa doença.

O que é a raiva felina?

Se trata de uma doença infecciosa viral que ataca o sistema nervoso central. Ela pode atingir todos os mamíferos e causa encefalite aguda nos que sofrem dessa doença. O contágio mais comum é ser mordido por um animal infectado. No entanto, se feridas abertas de um animal com raiva encostar em um animal sem raiva também pode haver contágio.É muito comum os animais serem contagiados por morcegos, já que muitos dessa espécie carregam a doença e podem acabar atacando nossos animais.

Vacina contra raiva felina

A raiva felina é uma doença que não tem cura e por isso a prevenção é tão importante. A única forma médica de prevenir a doença atualmente é com a vacina antirrábica. É preciso aplicar a primeira dose aos 3 meses de idade e depois fazer reforços anuais para garantir que seu miau esteja sempre seguro contra a raiva.

É importante também saber que para sair do país com o seu gato é necessário que esta vacina esteja em dia.

Sintomas

No início, a raiva felina é assintomática e essa fase pode durar meses. Logo depois, o gato começa a ficar muito inquieto. Além disso, ele fica também muito cansado e vomitar com frequência. A fase mais característica vem logo em seguida. Ele fica muito irritável e com mudanças bruscas no comportamento (é dessa fase que vem o nome da doença). Nessa situação ele fica muito propenso a atacar ou morder. Depois disso, acontece uma paralisia geral no corpo do felino e ele entra em coma e em seguida vem ao óbito.

Miados anormais, febre, perda de apetite, excesso de saliva, aversão a água são outros sintomas que podem ser observados durante todo o período de avanço da doença.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário