Brinquedos para cães

Os cachorros foram uma das primeiras espécies a serem domesticadas pela humanidade, porém, isso não significa dizer que perderam completamente seus instintos. Quando selvagens, desenvolviam suas habilidades, como a caça, através de brincadeiras dentro da matilha, explorando o ambiente sob a supervisão da mãe e fazendo brincadeiras com os irmãos para determinar sua posição social. Assim como os cães selvagens, os domesticados precisam correr, atacar e exercitar os músculos para conseguirem ter uma vida saudável e feliz. Isso tudo é conseguido através de brincadeiras que estimulem seus instintos.

O mercado de produtos para os cães disponibiliza diversos tipos de brinquedos, os quais devem se adequar tanto ao dono quanto ao pet. Para brincadeiras ao ar livre, frisbees são uma ótima opção. Ao atirar o disco para que o animal o pegue ele irá correr, exercitando os músculos e o instinto animal. Como a família do dono é a sua matilha, as brincadeiras ajudam-no a desenvolver laços afetivos também.

Cachorros de raças menores podem não tolerar exercícios físicos extremamente intensos como os de grande porte devido a sua constituição física, então, os brinquedos que exigem um grande esforço podem não ser uma boa pedida. Portanto,  para combater o estresse e desenvolver os sentidos do animal, existem outras opções de brinquedos, como os bichinhos de pelúcia ou até mesmo brinquedos de látex. Assim, os pequenos podem morder, rolar, esconder, caçar, desestressar e desenvolverem-se de forma saudável.

Na escolha do brinquedo, preste atenção a detalhes como, por exemplo, se o animal for muito grande, ele pode engolir brinquedos pequenos. Se for agitado, os barulhentos podem deixá-lo mais alerta ainda, já os muito preguiçosos podem ser estimulados com esses acessórios que fazem barulho. Para os filhotes, uma ótima ideia são mordedores de látex, que auxiliam no desenvolvimento dos dentes quando estão nascendo. Entretanto, para animais idosos, o ideal é que seja um brinquedo de pelúcia, leve e que não cause grandes esforços durante a brincadeira. Também deve-se observar a procedência do produto para que o animal não corra riscos de ter alguma intoxicação acidental com os componentes ou engula alguma peça pequena.

Oferecer brinquedos aos cães traz diversos benefícios, não apenas no desenvolvimento físico e mental do animal. Auxiliam também na sua convivência com a família, pois eles podem ficar mais tranquilos, latir menos e parar com o hábito de destruir os móveis. Presentear seu pet com esses acessórios não é apenas um ato de amor, é também um respeito para com a integridade física e mental do bichinho.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário