Suplemento para cachorro: entenda quando oferecer!

Que atire a primeira pedra quem não quer ter um cão forte, ágil e muito saudável. Para isso, muita gente opta por oferecer suplemento para cachorro. Mas, afinal, eles realmente precisam disso?

Antes de entrarmos de vez no assunto sobre suplemento para cães, precisamos deixar claro que você precisa consultar o médico veterinário de sua confiança antes de inserir qualquer produto/ ingrediente na dieta do seu pet. Afinal de contas, é a saúde do seu pet que está em jogo!

Labrador tomando suplemento para cachorro

Todos os cachorros precisam de suplemento?

Primeiramente, suplemento vem da palavra “suplementar” (dar suporte). Ou seja, o cachorro só precisa de suplementos alimentares caso ele sinta falta de um nutriente específico. Dessa forma, é totalmente contraindicado oferecer suplementos a um pet sem qualquer necessidade.

Isso porque o excesso pode causar sérios danos ao metabolismo do pet. E, como sabemos, um metabolismo irregular é igual a possíveis problemas de saúde.

Então, devemos deixar claro que: se a dieta do seu cachorro oferece todos os nutrientes necessários para ele viver feliz e saudável, não é recomendado dar nenhum tipo de suplemento para cães! Em outras palavras, de modo geral, se ele recebe um alimento de qualidade super premium, por exemplo, dificilmente ele precisará de um “algo a mais”.

Quando devo dar suplemento para cachorro?

Levando em consideração a qualidade das rações atualmente (em especial as rações naturais e as de categorias super premium), é mais provável que o seu pet esteja com seus nutrientes em dia ao invés de estar precisando de algum suplemento. Mas, ainda assim, caso ele precise de um suporte nutricional, apenas um médico veterinário pode identificar.

Os casos nos quais os profissionais mais indicam o uso de suplementos para cães são:

  • Após o diagnóstico de deficiência nutricional
  • Durante o tratamento de alguma doença
  • Devido à velhice
  • Problemas de saúde
  • Prevenir doenças comuns em determinadas raças
  • Problemas relacionados à digestão

Além destes casos, os suplementos podem – e devem – ser indicados para cães que são alimentados com comida caseira, a fim de garantir que não sofram com qualquer deficiência nutricional.

cachorro tomando suplemento de gotas

Qual o melhor suplemento para cachorro idoso?

Uma dorzinha aqui, outra ali… a gente sabe que a idade chega para todos, até mesmo para os cães. Assim, alguns nutracêuticos podem ser recomendados por médicos veterinários para cães idosos, no intuito de prevenir problemas comuns como dores nas articulações.

Veja alguns exemplos de suplementos (nutracêuticos) para cachorros idosos:

Pode dar suplemento humano para cachorro?

Embora alguns nutrientes sejam iguais, não é recomendado dar nenhum tipo de suplemento humano para cachorro, já que o propósito de suplementos para cães é muito diferente. Portanto, seu pet NUNCA deve saborear o seu Whey Protein!

O que vem para o bem pode causar o mal…

Como dissemos anteriormente, apenas um médico veterinário pode dizer se o cachorro precisa ou não de uma suplementação alimentar. Caso queira arriscar, fique ciente de que isso pode provocar problemas de saúde no seu pet.

Por exemplo, a vitamina A, que ajuda a manter a visão e a pele saudáveis, caso seja oferecida em excesso, pode ocasionar em problemas de coagulação, aumentando as chances de trombos e coágulos.

Outro exemplo é o cálcio, que antes era muito usado especialmente em filhotes de cães, quando oferecido para pets que recebem alimentos de boa qualidade pode interferir seriamente no desenvolvimento de seus ossos, causando danos irreparáveis a médio e longo prazo.

Pronto, agora que você já entendeu tudo sobre suplemento para cachorro (e que você só deve oferecer com prescrição médica), visite o Blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.