Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Cachorro se lambendo muito: o que pode ser?

O hábito de se lamber é natural, mas um cachorro se lambendo muito, isto é, de forma excessiva, é um sinal muito aparente de que algo não vai bem com ele, seja física ou mentalmente.

É bastante comum que muita gente se queixe de que seu cachorro se lambe muito. Mas, afinal, por que isso acontece? Quais os motivos para que um cão se comporte dessa maneira? Antes de entrarmos de vez no assunto, saiba que identificar a causa é fundamental para garantir que o problema não se agrave.

Para te ajudar a saber porque o cachorro se lambe tanto, conversamos com a Jade Petronilho, que é Coordenadora de Conteúdo da Petlove e comportamentalista de pets.

cachorro se lambendo, deitado em um gramado

Cachorro se lambendo muito: o que pode ser?

Conforme explica Jade, é normal os cães se lamberem todos os dias para se limparem. Porém, um cachorro se lambendo muito pode estar com algum problema de saúde ou de comportamento.

“Quando eles se lambem muito, pode ser para aliviar a dor de algum local, por estarem com parasitas como pulgas e carrapatos, por exemplo, para aliviar a coceira por problemas de pele ou quando estão estressados ou ociosos”, explicou.

A seguir, veja alguns motivos que podem explicar um cachorro se lambendo muito:

1- Causas comportamentais

Definitivamente, a razão mais comum são as causas comportamentais. O estresse, ansiedade, ócio, depressão ou até mesmo a falta de atenção podem desencadear o problema. Quando um cachorro fica muito tempo parado, ele busca outras formas de gastar toda a energia disponível, entre elas a lambedura.

“Cães que lambem o focinho sem parar ou as patas, por exemplo, podem estar dando sinais de que estão passando por estresse, e isso foi muito relatado por pais de pets durante a pandemia, com as mudanças na rotina dos animais”, disse Jade.

2- Parasitas

Outro motivo comum para um cachorro se lambendo muito é a presença de parasitas. Já imaginou o quanto deve ser agonizante ter uma pulga entre os dedos te mordendo a todo momento? Obviamente que você também se lamberia excessivamente.

Além de parasitas, como pulgas, carrapatos e fungos, outros fatores externos também podem ser a razão do problema, como espinhos ou resto de shampoo que ficou por ali depois do banho.

3- Alergias

Basicamente, um cachorro com alergia pode estar muito incomodado e, por isso, se lambe a todo momento para aliviar a coceira. Em casos como esse, apenas um médico veterinário pode fazer o diagnóstico para descobrir qual o tipo de alergia que o cachorro tem. Mas é preciso ser rápido, pois,se não tratada, a lambida pode causar outro problema: a dermatite por lambedura.

Cachorro se lambendo muito: quando devo me preocupar?

A princípio, como a gente adiantou lá no começo desse texto, o hábito de se lamber é muito comum, já que todo cachorro adora dar uma lambiscada aqui, outra ali e, às vezes, até nos humanos. Entretanto, quando um pet deixa de fazer suas atividades para se lamber, é um sinal ainda mais grave.

“Existem cães que param de comer, acordam no meio da noite para isso ou até mesmo param no meio do passeio para se lamber. Se isso for algo pontual, que aconteceu somente uma vez, não é motivo de desespero, mas se for constante, sim. Identificar os momentos e motivos para que ele esteja fazendo isso é fundamental, assim como consultar um médico veterinário”, destacou.

Cachorro lambendo a pata deitado

Cachorro se lambe muito: como saber se é um problema comportamental?

Assim como explicou a nossa colunista e comportamentalista Luiza Cervenka nesta outra matéria, existe um método para descobrir se a lambedura excessiva é causada pelo tédio ou estresse. Em uma semana, você deve:

  • Dar brinquedos mordedores para cada dia
  • Oferecer uma das refeições do dia em um brinquedo recheável
  • Passear diariamente por, no mínimo, 10 minutos
  • Não brigar ou dar bronca caso veja ele se lambendo
  • Brinque com ele por, pelo menos, 15 minutos diariamente
  • Colocar uma música calma antes de dormir, acalmar a respiração e fazer um carinho nele.

Caso o cachorro continue se lambendo muito, o ideal é procurar um médico veterinário de sua confiança, pois dificilmente a razão está ligada a algum problema comportamental.

Agora que você já sabe o que fazer com um cachorro se lambendo muito, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre comportamento canino. E se você está voltando para a sua rotina normal, baixe o nosso Guia para evitar comportamentos indesejados em cães e gatos após o fim do home office!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.