Cachorros e gatos podem se comunicar entre si, apesar das diferenças

Que os cachorros e gatos se comunicam com pais seus humanos já não é novidade para ninguém. Agora, será que eles conversam entre si? De acordo com o site SeniorCat, apesar da má fama de serem “inimigos”, também existe um “diálogo” entre eles.

Embora seja mais trabalhoso, cães e gatos podem utilizar a linguagem corporal para se comunicarem entre si, da mesma maneira que conversam com as pessoas. A convivência diária faz com que eles aprendam as manifestações físicas uns dos outros. Caso os dois pets tenham crescido juntos, a chance de isso acontecer é ainda maior.

Cachorros e gatos podem se comunicar entre si, apesar das diferenças

Porém, os cachorros são quem mais compreendem e se adaptam aos sinais felinos. Por exemplo, alguns cães são capazes de saber quando um gato quer ficar sozinho ou simplesmente aprendem uma forma de saudação. Em contrapartida, os bichanos raramente se adaptam aos sinais caninos.

Por mais que se comuniquem corporalmente, ainda podem acontecer algumas diferenças, justamente pela “incapacidade” felina de entender os sinais dos cães. Ainda assim, o tempo de relacionamento entre irmãos de espécies diferentes pode fazer com que ambos se entendam e “conversem” entre si.

Socializar cachorros com gatos é uma das melhores maneiras para fazermos com que eles se entendam e se respeitem. Fazer isso quando ambos são filhotes pode não somente resultar em um convívio baseado na tolerância, mas também na amizade e companheirismo. 

Se você tem as duas espécies em casa, fique atento aos sinais e saiba identificar quando se sentem desconfortáveis com a presença do outro pet. É nosso papel, como pais de diferentes espécies prezar pela harmonia e bem-estar de todos, orientando quando um ou outro se comporta de maneira inadequada com o irmão.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.