Quatro formas de seu gato mostrar que gosta de você

Independência é a principal característica do temperamento dos felinos, que, por serem tão autônomos, acabam não deixando claro alguns sinais de carinho e afeto pela família. Diferente dos cães, que demonstram apreço com total facilidade, eles são vistos por muita gente como seres desapegados e desleais, visão completamente precipitada. Normalmente, eles não demonstram seus sentimentos calorosos de maneira barulhenta. Em vez disso, costumam “sussurrar” suas emoções.

Mas afinal, como os gatos manifestam carinho? Beijando? Miando? Geralmente estes são os modos de afeto mais realizados por eles para as pessoas com que se sentem mais próximos. Ainda sim, existem outros sinais de afeto pouco conhecidos pelos pais. Listamos alguns deles:

 

  • Massagens nas bochechas

Uma forma amigável dos gatos cumprimentarem aqueles em quem confiam e se sentem seguros é esfregando as bochechas neles. Isso é um total sinal de afeto que também serve de convite para se socializarem. Os felinos possuem glândulas de cheiro nas bochechas que produzem feromônios. Além de realçar confiança aos humanos favoritos, elas marcam a propriedade por meio do comportamento e misturam seus aromas com aqueles a que estão ligados.

Quer iniciar uma amizade com um gatinho desconhecido? Simples! Basta estender o dedo indicador em direção ao peludo na altura do nariz, independente da distância entre os dois. Caso o bichano queira dizer “olá”, ele se aproximará de seu dedo, o tocará com o nariz e, por último, apontará a cabeça até que o dedo encoste em sua bochecha. Se confiar em você, ele esfregará sua mão com o rosto, indicando que ele está aberto à socialização.

  • Higiene

Os gatos estão acostumados, desde filhotes, a explorar tudo usando a língua como principal ferramenta, e a lambida é assimilada por eles como uma forma de expressar carinho e proteção. Sendo assim, ao lamber uma pessoa, o bichano demonstra amor, afeto ou que está aceitando a socialização.

  • Cauda

O rabo dos gatos é uma forma de medir suas emoções. Quando combinados com uma linguagem corporal, eles exprimem – de uma maneira única – uma série de sentimentos, desde medo até carinho e felicidade. A conexão é demonstrada pelo entrelaçamento de caudas nas pernas e braços de suas pessoas queridas.

Além de envolver e tocar a cauda, eles expressam felicidade e emoções calorosas quando tremem sutilmente o rabo. Simultaneamente, os felinos mantêm as caudas na vertical, com uma ligeira curva no topo. Esse comportamento é chamado de “dança da cauda feliz”.

  • Olhar felino

Os olhos são ótimos indicadores de que o bichano confia e gosta de sua companhia. Quando demonstram afeto, eles olham para você com os olhos semifechados enquanto piscam lentamente. Essas piscadas especiais são chamadas de “beijos de gato”. Ao perceber o sinal, você pode expressar amor e carinho por ele dando-lhe beijos. Isso fará com que o relacionamento entre pai e pet se fortaleça ainda mais.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.