Cães gordinhos

As principais causas do aumento de peso dos cães são as comportamentais, ou seja, não tem nada de endócrino a princípio. Mas por que, cada vez mais, vemos cães gordinhos?

Fácil: comem demais! Os tutores acham que os cães tem as mesmas necessidades das crianças, ou seja, alimento no café da manhã, almoço e jantar e entre as refeições ainda ganham petiscos. Isto é errado!
Enquanto filhotes, a necessidade de alimentar os cães com intervalos menores justifica, mas à medida que crescem, a maioria deles não precisa comer tanto. E os tutores enlouquecem quando não comem, mudam a marca de ração na esperança de encontrar a solução e até mesmo misturam alimentos na ração, ou simplesmente a extinguem sem ter a menor noção de como dar uma dieta natural balanceada.


Uma verdadeira judiação, pois colocam suas compensações no pet e acabam por torná-los doentes. E são várias complicações que podem ocorrer: coração, diabetes, rins, coluna, tudo vai ficando comprometido com esse sobrepeso.
Quer cuidar do seu bichinho? Leve-o ao veterinário e peça indicações para ele sobre como alimentá-lo de forma correta. Siga suas recomendações e entenda que apesar de ser seu filho de quatro patas, eles têm necessidades diferentes das suas e devem ser respeitados.

 

Priscila Gomes
Médica Veterinária Hospital Veterinário Alpri Vet

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Sobre o autor

Prof. Marco Antônio Gioso

Prof. Marco Antônio Gioso

É médico veterinário e cirurgião dentista graduado pela Universidade de São Paulo (onde também concluiu mestrado e doutorado). É livre docente e professor da FMVZ-USP, palestrante internacional e coach executivo. Tem MBA em Marketing.

1 Comentário

Deixe um comentário