Saiba o que pode fazer alguns cachorros “morderem o ar”
Sabe quando o cachorro levanta a cabeça, estica o pescoço e começa a “morder o ar”, como se estivesse pegando um petisco imaginário ou caçando uma mosca? Pois é, a situação deve ligar o seu sinal de alerta e não ser encarada como algo cômico ou normal.
Algumas pessoas que já presenciaram essa cena em casa com o seu cãozinho pensaram que o comportamento indicava algum distúrbio psicológico – o que não pode ser desconsiderado -, mas esse não é o único diagnóstico possível e o seu pet pode estar agindo assim por conta de outro desconforto com a saúde.
A situação é bem parecida com a lambedura de paredes ou até mesmo do chão da casa, como contamos recentemente, e a “mastigação do ar” também pode ser causada por problemas no sistema digestivo, nesse caso um incômodo no esôfago, “canal” que conduz o alimento até ao estômago.
Os mesmos pesquisadores do Hospital de Ensino Veterinário da Universidade de Montreal (CA) que estudaram as lambeduras excessivas avaliaram cachorros com histórico de aerofagia (morder o ar), submetendo-os tanto a exames físicos quanto neurológicos. A avaliação incluiu a filmagem dos animais durante a avaliação comportamental e também por duas horas após serem alimentados.
Nos cães que apresentaram algum problema gastrointestinal foi realizado um tratamento para curar os bichinhos. E uma nova avaliação revelou que os comportamentos apresentados anteriormente foram reduzidos significativamente, ou seja, o comportamento não estava ligado a um distúrbio comportamental.
Por isso, se você estiver passando por uma situação dessas com o seu pet, é muito importante que você recorra a um médico veterinário. Somente ele, de posse de exames neurológicos, físicos, de sangue e de urina poderá avaliar a condição de saúde do seu filho de quatro patas e indicar o melhor tratamento.
Lembre-se que uma filmagem do bichinho praticando a aerofagia ajudará bastante o trabalho investigativo do médico. E nada de tentar resolver as coisas por conta própria, quanto antes o seu peludinho receber atendimento, maiores são as chances dele ficar livre de qualquer incômodo.