CaneCorso

cane corso

Cane Corso
imagem: site nososcachorros.blogspot.com.br

O Corso seria o descendente direto do antigo Molosso romano. Antigamente presente em toda a Itália, ele manteve-se na província de Puglia e nas regiões limítrofes dessa província da Itália meridional. Seu nome que deriva do latim “Cohors” (pátio de fazenda, recintos) significa protetor, guardião das fazendas, dos pátios, de uma propriedade fechada. Apareceu no século XVI,relacionado com a caça e a guarda.

GRUPO 2 CINOLOGICO

MOLOSSOS
TIPO MONTANHÊS
PAÍS DE ORIGEM Itália
NOME DE ORIGEM Cane Corso Italiano
OUTROS NOMES Cão Corso,  Cão de pátio Italiano,  Cão de forte raça Italiano

CABEÇA
Larga, tipicamente molossóide. Stop pronunciado. Focinho forte, quadrado, mais curto que o crânio. Cana nasal reta. Maxilares muito largos e espessos.
OLHOS
De tamanho médio, quase ovais. Da cor mais escura possível, segundo a cor da pelagem.
ORELHAS
Triangulares, pendentes, largas na base. Muitas vezes operadas em triângulo eqüilateral.
CORPO
Um pouco mais longo que alto. Pescoço robusto. Cernelha mais alta que a garupa. Dorso reto, muito musculado. Peito bem desenvolvido. Lombo curto, sólido. Garupa longa, larga, ligeiramente oblíqua.
MEMBROS
Poderosos. Patas anteriores redondas, mais compactas que as patas posteriores.
CAUDA
De inserção mais para o alto, muito grossa na raiz. É amputada na 4ª vértebra.
PÊLO
Curto, muito cerrado. Subpêlo leve.
PELAGEM
Preta, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro,fulva clara, vermelho cervo,fulvo escuro; rajada (riscas sobre fundo fulvo ou cinza de
tonalidades diferentes). Os indivíduos fulvos e rajados têm no focinho uma máscara preta ou cinza. Uma pequena mancha branca no antepeito, na ponta das patas e na cana nasal é admitida.

TAMANHO DO CANE CORSO

Macho: de 64 a 68 cm.
Fêmea: de 60 a 64 cm.

PESO DO CANE CORSO

Macho: de 45 a 50 kg.
Fêmea: de 40 a 45 kg

Temperamento, aptidões, educação:
Cão rústico,vigoroso,enérgico, intrepidamente corajoso. É orgulhoso e equilibrado. Dócil e afetuoso com seu dono, mostra-se tolerante e jovial com as crianças. É desconfiado com os estranhos. É fácil de adestrar.

Conselhos

Precisa de exercício e de espaço. Uma escovação semanal é suficiente.
Utilizações
Guarda, defesa. Cão de pastor. Cão de caça. Companhia

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário