Características do Fila Brasileiro

O gigante não pesa menos do que 30 kg e impõe respeito (pra não dizer medo) a quem o conhece, mas não demora muito para ele ganhar a nossa simpatia com suas diversas qualidades.

Bastante conhecido nos anos de 80 e 90, o Fila Brasileiro marcou a infância de muitos brasileiros e está voltando a ser popular no País. E, se por acaso, você está em busca de um cão de grande porte, mas ainda não sabe qual, nós daremos bons motivos para você deixar que este grandalhão roube o seu coração!


É
coisa nossa 

Apesar de não haver um consenso sobre sua origem, tudo leva a crer que os cães desta raça sejam fruto da mistura de cães pastores e caçadores como Buldogues, Mastiffs e Bloodhounds, que chegaram no Brasil pelas mãos dos portugueses.

Gravuras do século XIX mostrando a raça colaborando na captura de animais como bois, ovelhas e até onças, reforçam que o Fila Brasileiro não se limitava ao ambiente caseiro e participavam ativamente das tarefas dos humanos. Não por acaso, ele tem a palavra “filar” que significa segurar, prender, agarrar.

Senso de humor

O coração desse robusto cachorro também é gigante e não resiste a um chamado para brincadeiras, principalmente em família. É um cachorro alegre e divertido, que não é muito chegado a latir, mas requer atenção com estranhos ou demais animais que se aproximarem, pois ele pode deixar a simpatia de lado, principalmente se não foi socializado desde cedo. Mas ele não age por maldade, apenas quer manter longe aqueles que imagina ser um risco para quem ele gosta.

Vai bem com as crianças

Quando socializado desde cedo, pode conviver com as crianças numa boa. Se você tem mais de 30 anos é bem provável que já tenha visto uma foto de uma criança montada num Fila Brasileiro – mas, por favor, não repita isso nos dias de hoje pelo bem da coluna do animal, ok? Cuidado apenas com os bebezinhos, pois como o cão é muito grande e forte, mesmo uma brincadeirinha pode acabar machucando. Vale lembrar que a interação entre cachorro (de qualquer raça) e criança deve ser sempre supervisionada para evitar surpresas desagradáveis.

Na calmaria

Se você quer um cão forte e grande, mas não quer ter uma vida de atleta para acompanhá-lo, o Fila Brasileiro será uma excelente opção. O cachorro é bastante sossegado e silencioso, porém a história muda quando é convidado para um momento de diversão, aí ele se entrega de corpo e alma. Tirando a parte das brincadeiras, ele deixará o corpo no modo “economia de energia”, mantendo ativo apenas o seu olhar, que está sempre alerta. Mas também não é porque o bichano gosta de calmaria que você vai deixá-lo sem atividades, não é mesmo? Pelo menos uma caminhada por dia é fundamental para manter a saúde do bichano longe de problemas.

Curiosidade

Se você é fã da Xuxa vai lembrar que o Txutxucão era um personagem inspirado no Fila Brasileiro, o sucesso dele contribuiu para deixar a raça ainda mais popular, mostrando o quanto ele pode se um cachorro dócil, leal, companheiro e amoroso.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.