Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Chow Chow

O cachorro Chow Chow parece um ursinho! É um pet lindo, diferente, leal e nobre, e uma curiosidade sobre a raça é a sua língua azul que passa um ar místico e exótico. Diferentemente do que acontece com a maioria dos cães, sua língua azul não está relacionada com a oxigenação, pois a coloração ocorre por um aumento de pigmentos na região mucosa e submucosa da língua dando a aparência azul e escurecida. A raça tem mais de 2.000 anos e já foi usada como cão de guarda, de tração e até na guerra. Atualmente é um dos principais cachorros de companhia de luxo.

Características do Chow Chow

Não existe variação dentro da raça, somente algumas pequenas mudancas na cor da pelagem que variam entre creme avermelhado (o mais comum), mas pode ser creme claro, branco acinzentado e preto.

Tamanho do Chow Chow

São considerados cães de raça média onde os machos podem medir de 48 a 56 cm de altura e as fêmeas de 46 a 51 cm. O seu peso pode ser de 20 a 25 kg para os machos e para as fêmeas de 18 a 20 kg.

Pelagem

A Pelagem é exuberante, longa na região do peito formando uma verdadeira juba, curta nas extremidades (patas, orelhas, cauda). A pelagem é muito densa, com pelos longos, lisos e lanosos. As cores da pelagem são: preta, vermelha ou ruiva, creme e branca. A parte inferior da cauda e posterior das coxas é geralmente um tom mais claro que a pelagem do corpo todo.

Temperamento do Chow Chow

O Chow Chow é um cachorro múltiplo em termos de temperamento, tem momentos que é carinhoso e apegado à família, outros momentos que é independente e outros fazendo ação de cão de guarda da casa.

Nível de atividade

O Chow Chow precisa de pouca atividade física, porém precisa de atividades lúdicas ou cerebrais para não ficar entediado sem ter o que fazer. Se o seu chow chow não fizer leve atividade física, especial atenção deve ser dada à sua alimentação com rações terapêuticas ou diets para evitar obesidade.

Atividade de guarda

Sim, o chow chow tem o instinto ancestral do cão de guarda, não costuma latir muito, mas protege a casa principalmente de estranhos e no período noturno.

Inteligência e obediência do Chow Chow

A raça foi classificada na colocação 76a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. No livro “A Inteligência dos Cães” graduações de 70 a 80 são listadas as raças julgadas como detentoras do menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Necessitam de até 40 repetições para que demonstrem o mínimo de entendimento sobre o comando durante o treinamento e antes que consigam executar a ordem. É comum que precisem executar o mesmo movimento por mais de cem vezes antes que se tornem confiáveis.

Cuidados com o seu chow chow

Uma alimentação de excelente qualidade, por exemplo com rações super premium, é importante para manter a massa muscular, o peso correto e principalmente a beleza da pelagem … Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet Siga as instruções de quantidade diária informada pelo fabricante para evitar acumulo de peso ou obesidade no seu chow chow.

Banhos mensais com shampoo especial são importantes para manter a saúde da pelagem e evitar doenças dermatológicas comuns a raça, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro!

E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os  petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas maiores para brincarem.

A saúde do seu chow chow

Pela densidade da pelagem, piodermites superficiais são muito frequentes, em alguns casos onde o animal lambe ou morde o local pode evoluir rapidamente para piodermites profundas e causar um efeito de “hot spot” muito conhecido pelos médicos veterinários. Portanto, banhos com shampoos bactericidas ou antissépticos são muito importante para manter a saúde do seu chow chow.

O Chow Chow solta muito pelo?

Sim, uma a duas vezes ao ano a queda se acentua e no intervalo existe uma queda pequena porém constante de pelo, escovação diária com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.

Qual o clima mais adequado para o Chow Chow?

O Chow Chow fica mais contente e animado em climas frios ou ambientes refrigerados, devido ao sua pelagem exuberante.

Quantos anos vive um Chow Chow?

A raça vive em média 10 anos.

O Chow Chow late muito?

O Chow Chow não late muito, não costuma ser um problema de convivência o nível de latidos.

Chow Chow vive em apartamento?

Sim, o Chow Chow vive bem em apartamentos. Alguns relatos de comportamento destrutivo (roer móveis, portas, etc) podem ter origem no baixo nível de gasto energético. Portanto, passeios diários e atividades lúdicas com brinquedos pode tornar melhor a convivência do chow chow no seu apartamento.

O Chow Chow se dá bem com crianças?

Não podemos generalizar, porém o temperamento independente e um pouco de “pavio curto” pode não ser a melhor características para crianças, lógico que isso é um generalismo, e tudo depende do nível de interação da criança e do Chow Chow.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

48 Comentários

  • Olá, eu estou com um sério problema, eu tive mandar tosar meu chow chow, eu nunca fiz isso, sempre tentei ao máximo não mandar tosar. Mas eu andei descuidando ele, e ele ficou com muitos nós, e quando fui a tosa do verão (que só baixo um pouco o pelo), não pude fazer pq os nós estavam na pele dele, e não passava a máquina. Então a tosadora me comentou que se ficasse assim, poderia criar fungos e que o ideal seria tosar, pois então eu tosei, ela passou uma antes da 10. Só que o meu bichinho está horrível, e eu não fiz isso por estética, foi por necessidade, pq se ele ficasse com fungos iria piorar. Gostaria de sabe, se irá crescer novamente os pelos dele?

  • Tenho uma chow chow de 3 meses, os pelos estão caindo mais td sobre controle. Minha duvida é a ração Billy Dog Natural p/ filhotes é boa para a raça dela??

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.