Cinco curiosidades sobre os hamsters

Pequenos, peludos e carinhosos, os hamsters são venerados por muitos Petlovers, afinal, quem nunca se derreteu vendo vídeos com um nível elevadíssimo de fofura estrelado por um roedor nas redes sociais?

Ainda assim, existem muitos fatos sobre os hamster que até mesmo quem possui um em casa pode não conhecer. Quer saber mais? Listamos cinco curiosidades sobre esses roedores de estimação, confira:

Cinco curiosidades sobre os hamsters

De onde vem o nome “hamster”?

A origem do nome da espécie já diz muito quem são esses roedores. A palavra “hamster” vem do vocábulo alemão hamstern, que pode ser traduzido como “acumular”, “armazenar” ou “se apropriar”, fazendo alusão à capacidade deles de guardar alimentos nas próprias bochechas.

Bochechas poderosas

Se o nome da espécie está ligado diretamente às bochechas, então precisamos falar sobre elas. As bochechas dos hamster são extremamente flexíveis, podendo chegar a ficar até três vezes do tamanho da própria cabeça quando são enchidas com comida. Inclusive, para se ter uma ideia, o Hamster Sírio pode transportar até metade do seu próprio peso nelas.

Higiene em primeiro lugar!

Nessa alguns vão falar: “Nossa, mas se eu não limpo a gaiola do meu hamster quase todos os dias, ele vive em uma tremenda bagunça”. Isso é fato, aliás, os hamsters precisam de um toque humano quando falamos em higiene. Ainda assim, eles são famosos por serem limpinhos pela capacidade de se auto-limparem usando a própria língua, assim como os gatos.

Além disso, os roedores adoram arrumar a própria casa, levando pedaços de papel, serragem, cascas de semente e outras coisas para fazer uma espécie de “cama” para que possam dormir bem confortáveis.

Filhotes

Adotou um casal de hamster? Então prepare-se para a enxurrada de “netos”. Isso mesmo, esses peludinhos adoram procriar e podem fazer isso logo aos dois ou três meses de vida. A gestação da espécie costuma durar entre 18 e 21 dias, podendo ter duas ou três ninhadas seguidamente, com até seis filhotes.

Expectativa de vida

Infelizmente, quem tem ou pretende adotar um hamster em breve precisa lidar com a ideia de que eles vivem pouquíssimo. A estimativa de vida desses roedores dificilmente excede os quatro anos.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.