Cinco razões para não dar comida humana para seu cachorro

Sabemos que é difícil olhar aquela carinha de pidão embaixo da mesa e simplesmente ignorar. Mas é preciso ser forte e resistir a tentação de dar comida humana para o cachorro, pois, por mais que pareça inofensivo, pode causar alguns problemas de saúde, e não é isso que você quer, não é mesmo?

Cinco razões para não dar comida humana para seu cachorro

Obesidade e sobrepeso

A primeira razão para não dar comida humana para um cachorro é que ele pode atingir o sobrepeso muito facilmente. Quando o pet é alimentado com comida humana, é dificílimo calcular a quantidade exata de calorias que foi adicionada na dieta dele, fazendo com que o pai humano perca o controle nutricional. Da mesma maneira que nós, o excesso de peso pode acarretar muitas outras doenças, como diabetes, problemas cardíacos e nas articulações, entre outros.

Problemas gastrointestinais

De forma oposta dos cachorros, o organismo dos seres humanos está acostumado a comer coisas diferentes a todo o momento. O trato intestinal se adapta rapidamente aos alimentos que ingerimos, afinal, somos onívoros. Com os cães não acontece dessa maneira: eles estão acostumados a comer a mesma comida todos os dias, e uma mudança tão repentina pode causar perturbação gastrointestinal, resultando em vômitos, diarreia, mau-estar e até pancreatite.

Rejeição à ração

Uma das coisas mais comuns no universo canino é ver pais de pet pedindo ajuda a um médico veterinário ou simplesmente procurando na internet sobre os motivos do seu cão não estar comendo a sua própria comida. A verdade é que, na maioria dos casos como esse, os pais acostumaram o cachorro a comer comida humana, e obviamente eles sempre vão optar por alimentos nossos, que são, de fato,  mais atrativos para eles.

Alimentação caseira?

Muita gente prefere oferecer comida caseira para o cachorro em vez da boa e velha ração. Até aí tudo bem. O problema é que a falta de informação pode ocasionar em uma dieta desequilibrada. Portanto, se pretende cozinhar para o seu cachorro, consulte um médico veterinário ou zootecnista para garantir que o pet estará recebendo todos os nutrientes que precisa para viver saudavelmente.

Alimentos tóxicos para cachorros

Por último, quando falamos em alimentos tóxicos para cães, muitos pais já pensam no chocolate que, realmente, é extremamente nocivo para eles. Porém, existem outras comidas proibidas, como cebola, alho, uva, álcool, leite e derivados, salgadinhos, café, carne crua ou mal passada, ovos, ossos, massa de fermento, entre outros.

Agora que você já entendeu as razões para não dar comida humana para o cachorro, confira nossa outra matéria sobre como fazer o cão parar de pedir comida.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.