Cio e Gestação em Gatas

Com apenas cinco meses de idade, uma gatinha já pode ter seu primeiro cio, que se dá ao longo de sua vida em ciclos de cada dois meses, bem diferente de outros animais como as cadelinhas, que têm um ou dois cios por ano. Durante esses períodos de fertilidade, é bem comum que o dono observe alguns comportamentos característicos nas fêmeas (salvo algumas exceções), como começar a se esfregar nas pessoas mais do que o normal, ter miados bastante diferentes do comum, andar muito tempo com o rabo em pé e até mesmo com a parte traseira um pouco levantada, todos são sinais que ela está entrando em cio.

A gatinha também pode apresentar outros comportamentos anormais como começar a sair mais de casa e fazer xixi fora da caixa de areia para espalhar o seu odor, atraindo visitas de gatos machos. O cio pode variar entre oito e doze dias, variando para cada animal. Caso o dono não esteja preparado para ter em média cinco filhotinhos nascendo em um pouco mais de dois meses, precisa impedir essas visitas indesejadas.

Alguns direitos reservados por goosie~gander (keeping in touch when I can)

“Caso o dono não esteja preparado para ter em média cinco filhotinhos nascendo em pouco mais de dois meses, precisa impedir essas visitas indesejadas dos gatos machos.”

Aqui está uma tarefa nada fácil, pois os gatos machos serão insistentes e tentarão entrar na casa a qualquer custo para encontrar a fêmea. Com isso, a gatinha pode tentar fugir para se desvencilhar da perseguição, passando a noite fora.

A cópula nos felinos é a responsável por induzir a ovulação da fêmea e nessa situação é possível ouvir miados indesejáveis e muito altos, parecendo com uma espécie de “briga” sobre os telhados das casas a noite. Em seguida vem a fecundação e a gestação, que geralmente se dá em mais ou menos 65 dias, quando os filhotinhos nascem. Os gatinhos nascem de olhinhos fechados e levam entre sete e quinze dias para abrirem, sendo que nesses casos não controlados os gatos podem ter cores das mais variadas e podem ser todos de um só pai ou de vários.

Com aproximadamente 30 dias de vida os pequenos irão começar a lamber a comida, mas o ideal é que sejam desmamados com no mínimo dois meses, para que comecem a comer ração. Com um período de 30 dias depois, a gatinha já pode entrar no cio novamente.

Para evitar a gestação de uma gata, existem algumas alternativas disponíveis no mercado, como certas injeções, que por sinal não são recomendadas, pois aumentam a incidência de doenças como câncer e infecções uterinas que podem até matar a fêmea.  A melhor opção entre todas é a castração, que é um procedimento cirúrgico seguro e feito pelo médico veterinário, que garante que o animal não tenha mais filhotes para o resto da vida e como benefício, diminui incidência de tumores de mama.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário