Coelhos não são roedores!

A maioria das pessoas, quando pensa em um coelho, logo imagina que ele é um roedor, assim como hamsters, twisters e outros tipos de ratinhos domésticos. Verdade é que os coelhos não são considerados roedores e tratá-los como se fizessem parte desta classificação pode gerar alguns problemas para o pet.

Os coelhos são lagomorfos, pequenos mamíferos herbívoros, ou seja, que precisam ser alimentados com material vegetal quase que exclusivamente. Quando oferecemos a eles outro tipo de alimento – que não os apropriados para eles -, podemos causar distúrbios nutricionais graves que podem comprometer sua saúde.

Coelhos e lebres não são roedores e sim lagomorfos especialmente por algumas particularidades: diferentemente dos roedores, esses animais têm quatro dentes incisivos superiores (aqueles de cima, na parte da frente). Dois ficam bem aparentes, os famosos “dentes de coelho”, mas atrás deles, existem outros dois dentes bem mais escondidos. Na porção mandibular, é também dois dentes incisivos, são os “dentes debaixo, da frente”, somando seis dentes na parte da frente no total!

Além dessa variação, os coelhos e lebres não possuem osso peniano (presente em roedores e cães, por exemplo) e o seu escroto está a frente do pênis, na região inguinal, algo bem incomum para outros tipos de animais.

Os lagomorfos, assim como roedores, precisam realizar uma manutenção em seus dentes com certa periodicidade, especialmente se eles não os desgastam naturalmente. O crescimento dos dentes desses animais é contínuo e pode causar muitos problemas quando não cuidado corretamente.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.