Filhote de coelho: como cuidar de um coelho filhote

Decidiu que vai adotar um coelho? Então, antes mesmo de escolher a raça, é fundamental entender como cuidar de um filhote de coelho. Afinal de contas, ele precisará de um cuidado especial logo no início da vida.

Os filhotes de coelho, bem como qualquer outro filhote, são bastante delicados e indefesos e, por isso, precisam de atenção redobrada por parte dos pais humanos. Fique por aqui: vamos te dar todas as informações necessárias para cuidar de um coelho filhote.

dois filhotes de coelho

Monte o ambiente perfeito para o filhote de coelho

Primeiramente, você deve pensar no conforto do coelho doméstico. Onde ele vai dormir, comer, brincar, descansar. Ou seja, é preciso planejar e enriquecer o ambiente no qual ele passará a maior parte do tempo.

Começando pela gaiola para coelhos: o ideal é escolher um modelo espaçoso para que o pet possa se mover tranquilamente lá dentro. Leve em consideração o tamanho padrão da raça do seu filhote. Afinal, em pouco tempo ele se tornará adulto.

Uma boa ideia é montar um cercado para coelho para que o pet fique mais livre e possa se exercitar. Nesta outra matéria, nós falamos sobre como preparar a casa para receber um coelho. Então, fica a dica de um excelente “material de apoio”.

Veja alguns itens essenciais para um coelho:

  • Bebedouro
  • Brinquedos
  • Comedouro
  • Gaiola para coelho

O que um filhote de coelho come?

O coelho filhote deve se alimentar de leite materno até oito semanas de vida (em média). A partir daí, você já pode adaptar a dieta dele a alimentos fundamentais para a espécie, como feno e ração.

Aliás, o feno tem um papel importante na vida dos coelhos, pois previne problemas como obesidade, diarreia e má oclusão devido ao crescimento excessivo dos dentes. Dessa forma, você pode deixar o feno disponível para o pet 24 horas por dia dentro da gaiola.

Vacina para coelhos

Se essa era a sua dúvida, sim, existem vacinas para coelhos. Porém, elas não são obrigatórias em vários países, inclusive no Brasil.

As vacinas mais importantes para a saúde de um coelho são: a da doença hemorrágica e mixomatose, duas doenças com altíssima taxa de mortalidade.

“Mas então por que os coelhos daqui não precisam tomar?” Simples, porque praticamente não existem casos dessas doenças em território nacional. Logo, não há demanda!

A higiene dos filhotes

Se você não tem tempo para dar banho no filhote, fique tranquilo, pois dar banho em coelho não é recomendado. Assim como os gatos, os orelhudos fazem sua auto-limpeza utilizando a língua e, por isso, não precisam da ajuda de humanos para se limpar.

Além do mais, o contato com a água pode levar um coelho a óbito por medo ou estresse. Por essa razão, nunca dê banho no seu coelho filhote!

A única forma de cuidar da pelagem é escovando o pet toda semana, para que não aconteça a formação de nós e acumule sujeira.

Já em relação ao dia a dia, você deve limpar a gaiola dele sempre que possível. Os coelhos são extremamente higiênicos e, por isso, podem até adoecer caso vivam em um ambiente sujo e poluído.

cinco filhotes de coelho

Coelhos filhotes no dia a dia

Por fim, a maior curiosidade de quem pretende adotar um coelho é: “como eles são no dia a dia?” Eles são bastante ativos, sociais, carinhosos e extremamente fofos! Obviamente, cada raça possui suas particularidades. Mas, no geral, eles adoram seus humanos e são bem divertidos.

Ainda assim, vale destacar que todo coelho pode apresentar problemas de comportamento, como territorialismo e destrutividade, caso sejam criados de forma errada.

Outras dicas de como cuidar de um coelho filhote

  • Limpe a gaiola, bebedouro e comedouro todos os dias
  • Deixe o coelho livre, pelo menos, duas vezes ao dia
  • Não é recomendado pegar o coelho no colo ou pelas orelhas (Entenda)
  • Não deixe nenhum objeto ao alcance do pet
  • A alimentação do filhote deve ser à base de fibras
  • Coelhos também adoram brinquedos e brincadeiras
  • Leve o filhote regularmente para consultas com o médico veterinário

Agora que você já sabe como cuidar de um filhote de coelho, visite o petshop online da Petlove para conhecer todos os nossos produtos para coelhos e serviços!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.