Cuidados com Peixe Betta

Os peixes betta são conhecidos por serem agressivos se colocados junto a outros peixes em um aquário, então uma cena comum de ser vista é a desses peixinhos solitários em aquários minúsculos. Não é correto pensar que porque os bettas vivem sozinhos se justifica de não precisarem de um ambiente grande, pois suas grandes e lindas nadadeiras necessitam de espaço para abrir sem que fiquem batendo no vidro e no fundo. Um ambiente muito pequeno, assim como pedras, plantas e enfeites pontiagudos podem causar alguma lesão no bichinho e obviamente devem ser evitados.

Alguns direitos reservados por Stephie189

Não é porque os bettas vivem sozinhos que eles não precisam de um ambiente grande, pois suas grandes e lindas nadadeiras necessitam de espaço para abrir sem que fiquem batendo no vidro e no fundo.

Por serem extremamente territorialistas, os peixes betta machos (com nadadeiras maiores e mais atrativas aos olhos humanos) nunca podem ser colocados juntos de outro macho mesmo se o aquário for grande, pois se isso for feito eles brigarão até a morte. Mesmo ao colocar uma fêmea e um macho juntos deve-se ficar atento, porque é bem possível que o macho também mate a fêmea. Se o dono quiser coloca-los juntos, ele deve fazer um teste antes colocando o macho e a fêmea em aquários separados um ao lado do outro para que eles se vejam. Se nisso der pra notar que ambos estão calmos, então é possível fazer a tentativa de colocar um no ambiente do outro, atentando que se houver qualquer briga ou agressão, deve-se retirar um dos dois imediatamente.

O aquário que os bettas vivem deve ser limpo e sua água, que não poder ser clorada, trocada uma vez por semana. Portanto se a pessoa for usar a água da torneira, ela precisa fazer uso de um produto que há disponível no mercado para anular o cloro, mas o ideal é usar água mineral. A temperatura ideal da água é outro fator importante, pois deve ser mantida entre 24 a 27 °C naturalmente ou com o uso de aquecedores se necessário. Os bettas são originários do sudeste asiático e não estão acostumados com o frio e mudanças bruscas na temperatura da água, então um ambiente muito frio pode matá-lo. É recomendado checar a temperatura da água e fazer o peixinho se acostumar com ela, colocando ele em um saco com a água e deixá-lo flutuando por 15 minutos e aos poucos, despejar um pouco de água do aquário no saco onde ele está a cada cinco minutos.

Os cuidados com a alimentação dos bettas são bem simples, mas é importante ficar atento que a ração para peixes deles deve ter cerca de 40% de proteína, garantindo sua suplementação adequada. A ração deve ser armazenada em local seco e fresco, fora da incidência direta de luz solar. A comida também não deve ser dada em exagero, pois alimentar quaisquer peixe em excesso pode matá-lo. Com esses cuidados, o betta pode ser um excelente animal de estimação para embelezar qualquer local.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

3 Comentários

  • meu peixe ta estranho ele tava nadando torto e não quer comer
    e quando foi de noite ele morreu por causa disso já coloquei água limpa no aquário e ele morreu

    • Ola lucila provavelmente ele teve alguma infecção, o ideal seria vc limpar bem esse aquário, estudar alguns textos sobre maturação de agua ou utilizar alguns produtos para melhorar a biologia da água do seu aquário, e introduzir novo peixe Betta. Cuidado com a temperatura da agua, pois peixes betta não toleram agua fria por muito tempo e troque a água parcialmente uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Deixe um comentário