Curiosidades Sobre os Ferrets

Esses lindos bichinhos estão entre os mais queridos nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, desde 1997 o ferret é importado e em torno de 250 animais chegam por ano no país. Se num primeiro momento ele pode parecer um pouco diferente e difícil de cuidar, basta um pouco de contato com o animalzinho para perceber o quão fofo, brincalhão e amigo ele é. É muito difícil alguém não se render aos seus encantos ao conviver com um deles, pois são ideais para quem quer companhia, alegria e muita diversão no lar.

Geralmente esses pets são criados sozinhos aos pares, opção mais interessante, pois eles interagem muito e são extremamente fofos brincando. O dono não precisa se preocupar com a reprodução, já que existe uma lei que determina que esses pets só podem ser importados para o país se já forem castrados, pois eles não são da fauna brasileira. A castração obrigatória desses animais evita que um casal fuja e se reproduza na mata, alterando o equilíbrio ambiental do local. Os ferrets são mustelídeos e não roedores como a maioria pode pensar, ou seja, do mesmo grupo dos furões existentes na fauna brasileira. Por esse motivo muitas pessoas acabam chamando os ferrets de furões.

Extremamente dóceis e brincalhões, esses pets não têm a menor noção de perigo. Por isso, o dono desses bichinhos precisa tomar cuidado com as tomadas da casa, devido ao risco de choques, além de áreas que possibilitem uma fuga da casa. Portanto, telar as janelas para que o bichinho não resolva fugir sem saber voltar se faz necessário, pois qualquer buraco ou fresta que ele encontrar vira um túnel de saída para ele escapar e causar grandes problemas e preocupações. Com toda essa esperteza, mesmo com muito cuidado, o bichinho pode chegar a fugir. Por isso, é indicado apresentar esse novo amiguinho aos vizinhos para que eles o reconheçam e avisem, caso algo aconteça. Um ferret acuado, assim como qualquer outro animal, pode se tornar violento para se defender.

Por fim, os ferrets adoram brincar, comer e dormir, então brinquedos, bolinhas, rações e caminhas são presentes que eles adoram. Essas camas têm que ser 100% algodão ou estilo rede, feitas especialmente para eles. Os ferrets odeiam lugares sujos e por isso, tanto a gaiola como os lugares que são acessados por eles devem estar sempre bem limpos.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

1 Comentário

Deixe um comentário