O Devon Rex é um dos gatos mais exóticos e diferentes que existem. A sua pelagem é tão curta e rala que quem vê esse felino pela primeira vez pensa que eles não possuem pelo. Apesar da aparência frágil e estatura pequena, esse felino doméstico é bastante saudável e você pode conferir as principais doenças do Devon Rex nesse post.
Sua saúde é muito boa, mas assim como qualquer outro gatinho, ele pode ser predisposto a algumas doenças que estão ligadas ao seu material genético ou que são passadas dos pais para os filhotes. As principais preocupações são a cardiomiopatia hipertrófica, luxação patelar e a miopatia hereditária.
Cardiomiopatia Hipertrófica
Uma das principais doenças do Devon Rex é a cardiomiopatia hipertrófica, pois a raç possui uma predisposição genética a desenvolvê-la durante sua vida. A condição é resultado de anormalidades que acometem o músculo do coração, resultando em um espessamento do ventrículo esquerdo e sinais clínicos como apatia, anorexia e dificuldade respiratória.
Normalmente, essa enfermidade desencadeia problemas como insuficiência cardíaca congestiva (ICC), tromboembolismo e edema pulmonar. Trata-se de uma condição perigosa que merece sua atenção e, por isso, idas periódicas ao médico veterinário são importantes.
Luxação patelar
A luxação patelar é uma doença locomotora conhecida por afetar principalmente pets de porte pequeno e o Devon Rex pode ser acometido pelo problema. A patela faz parte do joelho e a luxação acontece quando esse osso sai do seu lugar, seja para os lados ou para cima. Podemos imaginar que a condição é bastante dolorosa e impede que o pet realize funções como subir nos lugares, sentar e levantar. A luxação patelar acontece de forma congênita, ou seja, o gato já nasce com as alterações ósseas e isso piora com o passar dos anos.
Miopatia Hereditária ou Espasticidade
Miopatia é um nome genérico que se refere a várias doenças musculares que acometem os pets. O termo “hereditária” se refere a uma doença que passa dos pais para os filhotes. No Devon Rex, essa condição já foi relatada algumas vezes, provocando fraqueza muscular, fazendo com que os gatos cansem mais facilmente e se tornem intolerantes ao exercício. O problema é notável já na terceira semana de vida do pet e é causada por um defeito na transmissão nervosa para os músculos. Se o Devon Rex for afetado, ele não deve ser usado como reprodutor para não passar à doença à frente.
As doenças citadas aqui são provenientes de estudos e artigos de predisposição de certas doenças em raças. Lembrando que seu Devon Rex pode viver uma vida saudável sem ser acometido por nenhuma enfermidade. Entretanto, a informação e conhecimento são importantes e a qualquer sinal de que algo está errado com seu peludo, procure um médico veterinário.
Deixe um comentário