Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Dia Mundial da Vida Selvagem, 03 de março

Dia 03 de março é comemorado o Dia Mundial da Vida Selvagem!

Animais selvagens em um pasto

Desde de 2013, a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem o intuito de comemorar a multiplicidade das espécies, mas também de alertar sobre os perigos que ameaçam a fauna e a flora mundial.

Foi escolhido o dia 03 de março em homenagem ao mesmo dia do ano de 1973, quando foi assinada a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITIES).

Para sustentar toda a vida da Terra, precisamos conservar plantas e animais, além de usar toda a herança do nosso Planeta de maneira totalmente sustentável.

Neste ano, o tema escolhido pela ONU se chama “Recuperando espécies-chave para a restauração de ecossistemas”, que visa direcionar as ações do ano para o estado de conservação de algumas das espécies da fauna e flora selvagens mais criticamente ameaçadas e impulsionar as discussões no sentido de implementar soluções para as conservar.

Dia Mundial da Vida Selvagem: Milhares de espécies correm risco de extinção

Segundo dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), mais de 8.400 espécies de fauna e flora selvagens estão criticamente ameaçadas, enquanto cerca de 30.000 outras estão ameaçadas ou vulneráveis. 

Dessa forma, com base nessas estimativas, sugere-se que mais de um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção!

Logo, o Dia Mundial da Vida Selvagem em 2022 deve direcionar o debate para a necessidade de preservar as espécies mais criticamente ameaçadas, apoiar a restauração de seus habitats e ecossistemas e promover seu uso sustentável pela humanidade.

Lembre-se: todos nós dependemos da vida selvagem e dos recursos baseados na diversidade. A perda contínua de espécies, habitats e ecossistemas ameaça toda a vida na Terra!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.