História da raça Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog, ou Australian Cattle Dog Blue Heller para quem faz questão de chamar esse simpático cãozinho por seu nome completo, surgiu na Austrália, para ser o companheiro dos fazendeiros que criavam gado no país.

Essa raça de cachorro boiadeiro australiano nasceu de um fato curioso: os donos de gado precisavam de um cachorro que os ajudassem em seu dia a dia no campo, mas que fossem capazes de suportar o clima do lugar, muito mais quente que o da terra natal de seus antepassados, a Inglaterra.

Para isso, foram feitos diversos cruzamentos com cães de outras raças, como os Smithfields, os Collies, os Bull Terries e os Dálmatas. Uma bela mistura que gerou um cão único, não só em seu temperamento mas também no carinho e no cuidado que tem com seus donos.

Temperamento

Muito inteligente e com uma energia que parece durar por dias, o Australian Cattle Dog se adapta às pessoas com a rotina agitada, afinal ele detesta ficar parado. Com um talento quase que mágico para aprender comandos, ele pode ser facilmente adestrado, tornando a convivência com seus humanos ainda mais tranquila.

Um lado muito simpático do Australian Cattle Dog Blue Heller é que esse cãozinho tão elétrico é muito ligado à sua família. Se você está em busca de um animalzinho fiel e que fará de tudo para garantir seu bem-estar, saiba que essa é raça certa para você.

Por ser tão ligado a seus pais, o Cattle Dog se sente muito mais feliz quando sabe que sua caminha está perto daqueles que tanto ama. Ou seja, dentro de casa. De preferência no seu quarto, ao pé da sua cama.

Mas, por ter sido criado para viver livre, correndo pelos campos, essa raça tão simpática tem muita dificuldade em se adaptar a espaços muito pequenos, como apartamentos ou quintais reduzidos. Quando passa muito tempo nesses locais, o Australian Cattle Dog pode se tornar um menino rebelde e desobediente. Ou, pior: sua frustração pode acabar evoluindo para um quadro de problema comportamental. 

Por isso, se você pensa em adotar um filho canino dessa raça, saiba que os passeios nos parques e praças terão de fazer parte constante de sua vida. Além disso, procure sempre ocupar o dia a dia do cão com brincadeiras. Ele não é do tipo que gosta de ficar horas parado, sentado em sua caminha, enquanto você assiste tevê.

Porte

A mistura de raças que criou esse tipo de cachorro acabou originando animais de porte médio.  As fêmeas, por exemplo, medem entre 43 e 48 cm, pesando 15kg. Já o tamanho dos machos e seu peso é um pouquinho maior: de 45 a 50 cm para eles, e 20 kg.

Pelos

O Australian Cattle Dog tem um pelo bem, digamos, incomum: curto, liso, cerrado e duro, quase impermeável. Daquele tipo que pode pegar a chuva mais forte e sair praticamente seco.

As cores desses pelos também chamam muito a atenção: podem ser ligeiramente azuis ou mais puxados para o ruivo. Essa pelagem curta, aliás, facilita muito o dia a dia dos seus pais. Quer um exemplo? Para que seu amigo mostre, em seus passeios, pelos brilhantes e macios, ele precisa de uma boa escovação apenas uma vez por semana. Prático, não?

Saúde do Australian Cattle Dog

A aparência rústica do animal faz do Australian Cattle Dog um cão muito forte e com poucos problemas de saúde. Mas, como todos nós à medida que ficamos mais velhos, nossos filhos desta raça também podem sofrer com alguns probleminhas de saúde, como a cegueira ou, ainda, a surdez. Mas nada que não possa ser tratado com muito amor e carinho de seus pais, não acha?

A expectativa de vida dos Australian Cattle Dogs é de 14 a 20 anos, quando tratados com muito amor e carinho. Alimentação correta e a prática de atividades físicas regulares ajuda a manter a saúde sempre em dia.

Consultar seu médico veterinário de confiança regularmente é de extrema importância para garantir que os anos de vida sejam os melhores possível, assim você terá a certeza de que seu filho de pelos viverá com qualidade!

Sobre o autor

Ana Luísa

Ana Luísa

Apaixonada por gatos, séries de comédia romântica e livros de suspense. Mãe da Lola Maria e Alice Maria, duas gatas que enchem a vida de amor e a roupa de pelos. Quando encontra algum gatinho na rua sai correndo atrás - mesmo que tenham donos. Sonha em ter um cachorro Vira Lata pra completar a família.

1 Comentário

  • Tenho um filho dessa raça, Ares. É o cão mais carinhoso que eu já conheci. Nunca me deu trabalho para nada, aprende as coisas super rápido. Se dá super bem com crianças e cachorros de raças menores.

Deixe um comentário