Doença do carrapato
A maioria dos proprietários de cachorro tem medo da doença do carrapato. Na verdade a doença é transmitida pelo carrapato e pode ser fatal em grande parte dos casos. Os carrapatos de cachorro, Rhipicephalus sanguineus ao sugarem sangue do hospedeiro inoculam dois agentes de doença que causam juntos ou separados o que todo mundo chama de doença do carrapato.
Erlichiose canina:
A erlichiose canina é causada pela ricketsia Erliquia canis, um parasita que vive dentro dos globulos brancos do hospedeiro. Ao habitar os globulos brancos este são danificados e morrem, causando a maior alteração no hospedeiro, uma baixa de globulos brancos (monocitos e macrofagos) e de plaquetas. O mais interessante é que a doença pode ficar assintomatica por até 10 anos e quando ocorre uma queda de resistencia do cachorro hospedeiro, a doença pode aparecer mesmo que a presença de carrapatos se deu a muito tempo atras.
Sintomas da erlichiose canina:
Os sintomas da erlichiose são letargia, fraqueza, febre, perda de peso, corrimento nasal, hematomas, sangramentos. O diagnostico pode ser feito pela analise sanguinea (hemograma) e pelo achado das morulas de Erlichia canis no esfregaço sanguineo. O tratamento de eleição é a base de doxyciclina.
A prevenção deve ser feita durante toda a vida do animal, com produtos que acabam e previnem infestações de carrapatos.
Babesiose Canina:
A babesiose canina é causada pela Babesia canis, um protozoario transmitido pela picada do carrapato. Apos a picada do carrapato a Babesia canis tem tropismo pelos globulos vermelhos, causando alteração nesses globulos e destruindo os mesmos. O resultado é anemia, fraqueza, prostração, febre, aumento da coloração da urina (hemoglobinuria), sintomas respiratorios e neurologicos podem ocorrer raramente. O diagnostico geralmente é baseado na anamnese (levantamento da historia) e nos sinais clinicos, pois o achado dos parasitas no exame hematologico é mais dificil que a erlichiose. O tratamento de eleição é uma aplicação de imidocarb a cada 14 dias em duas aplicações.
Dr marcio waldman medico veterinario
Diretor e fundador do www.petlove.com.br
Deixe um comentário