Como ensinar seu gato a arranhar os locais certos

Marca registrada do gato, o ato de arranhar vai além de manter afiadas as potentes garras do felino, que aproveita as “unhadas” para se alongar e também marcar território – liberando feromônios pelos coxins (as almofadinhas das patas).

Gato na poltrona

Quem tem ou terá um gatinho(a) em casa não pode deixar de providenciar arranhadores para que o bichano não queira se satisfazer no sofá, móveis ou outros objetos que você não gostaria que fossem danificados. Porém, alguns bichanos – por puro instinto e necessidade – são mais teimosos e mesmo com um arranhador à disposição, ainda preferem passar suas garras no tapete do banheiro ou nas almofadas decorativas do sofá.

Ficar bravo, esconder ou mudar objetos de lugar não vai resolver nada. E fazer com que o seu bichinho passe a arranhar os locais corretos dá menos trabalho do que você imagina, basta seguir as nossas dicas que, logo, logo uma (ou a soma) delas vai deixar você e o seu pet felizes!

Não economize

Sinto dizer, mas comprar o primeiro arranhador que encontrar e deixá-lo encostado no canto da sala provavelmente não será a solução dos seus problemas. Apostar no enriquecimento ambiental, ou seja, oferecer “artificialmente” tudo o que o seu gato precisa dentro de casa, é o primeiro passo para que ele desencane de raspar as unhas no seu sofá novinho.

E, nesse caso, a quantidade é tão importante quanto qualidade, portanto coloque diferentes arranhadores pela casa, especialmente em locais de passagem. Lembre-se que os gatos marcam território enquanto arranham, logo, quanto mais bichinhos em casa, mais arranhadores você precisa.

Escolha o tipo certo

Existem opções variadas de arranhadores, tanto em materiais quanto em formatos. Analisar as mais adequada para o gosto do seu bichano é importante para que ele fique apaixonado pelos novos brinquedos. E já que o recomendável é oferecer mais de uma opção, que tal experimentar modelos bem diferentes?

Começando pelos materiais, existem três opções diversas:

Papelão: são mais baratos, mas cumprem sua função perfeitamente. Isso porque o papelão é um dos materiais preferidos dos gatos (não é à toa que eles amam caixas!) e esse tipo de arranhador é ótimo para afiar as garras do bichano. Por isso, se você oferecer um arranhador de papelão ao seu gato, ele com certeza irá testá-lo na mesma hora.

arranhador de papelão

Sisal: costumam ser mais firmes e dão bastante suporte ao gatinho, sendo uma vantagem enorme, afinal, se o arranhador balançar enquanto o gatinho está arranhando, dificilmente o bichano voltará a usá-lo. Além disso, são mais resistentes que os de papelão.

Arranhadores de sisal

Pelúcia: são verdadeiros playgrounds para os gatos e além de servirem para arranhar, oferecem um local onde os gatos possam brincar (subindo e descendo, passando entre os buracos, pulando e escalando etc.) e, de quebra, dormir e descansar com conforto.

Arranhadores de pelúcia

As variações de formato também são encontradas em três diferentes opções:

Horizontal: melhores opções para o gatinhos que gostam de olhar para baixo enquanto arranham. Salve seus tapetes!

Arranhadores horizontais

Vertical: tenha um desse em casa se o seu bichinho gosta de ficar com duas patas apoiadas enquanto as outras duas fazem todo o serviço. O braço do sofá agradece.

Arranhadores verticais

Inclinados: também conhecidos como “rampa”. Os gatinhos costumam adorar os arranhadores inclinados, que fazem bastante sucesso entre os bichanos que preferem arranhar na posição vertical.

Arranhadores inclinados - "rampa"

Seu gato arranhando o lugar certo

Mesmo oferecendo arranhadores o seu pet ainda teima em procurar outros lugares? Não hesite em contar com a ajuda de produtos que facilitarão o processo de aprendizado do felino.

Catnip: se ele gosta da “erva do gato”, coloque um pouco sobre os arranhadores para chamar a atenção do bichinho e fazê-lo ter boas lembranças do objeto. Assim, da próxima vez que o animal pensar em mostrar suas garras, não pensará duas vezes pra saber onde ir.

Feliway Classic Ceva Spray: com princípio ativo equivalente ao odor facial felino (F3) que auxilia na adaptação de gatos, basta borrifar algumas vezes o produto nos locais que o peludinho costuma arranhar para fazê-lo ir perdendo o interesse. Isso porque ao sentir o cheiro de algumas substâncias contidas no spray o gato vai entender que o local já está devidamente marcado, sem precisar fazê-lo.

Feliscratch by Feliway Ceva: fácil de aplicar, o produto estimula o gato a arranhar no lugar por você escolhido. É importante colocar o arranhador próximo às áreas que o gato gostava de arranhar ou onde ele costuma descansar. Sua cor e odor são atrativos para os felinos, afinal, o produto foi cuidadosamente elaborado para essa função.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.