Identifique o estado de espírito do seu gato ao observar seu rabo

Conseguir desvendar as emoções de um gato não é tarefa das mais simples. Com comportamentos bem diferentes dos cães, os felinos exigem que um “quebra-cabeças” seja montado por aqueles que desejam descobrir o estado de espírito do bichinho.

Para chegar a um resultado mais assertivo sobre o atual temperamento do peludinho é preciso ter atenção aos detalhes e sutilezas do seu olhar, miado, gestos e principalmente as diferentes formas de sua cauda. Comece a reparar melhor nesse “sinaleiro” felino e descubra com facilidade se o seu filho de quatro patas está agressivo, feliz, assustado ou pronto pra dar o bote em uma presa (fonte: Catster).

Cauda na posição vertical, mantida alta

 

 

Cauda Vertical

© Seregraff | Thinkstock.

O gato está demonstrando felicidade e confiança. Então tudo certo pra você brincar, acariciar e oferecer um pouco de guloseimas ao bichinho.

Cauda enrolada no topo como um ponto de interrogação

Cauda ponto de interrogação

Fotografia © Photodisc | Thinkstock.

Pode até ser contraditório, mas a cauda em formato de interrogação não deixa dúvidas que o felino está com o temperamento amigável. Caso algum gato te receba assim, ofereça sua mão para que ele possa cheirar. A chance dele te pedir um cafuné e começar uma amizade é enorme 🙂

Cauda diretamente para baixo

Cauda para baixo

© Ekaterina Cherkashina | Thinkstock.

Quando o rabo está quase completamente no chão, é um sinal claro que o bichano está agitado e com um comportamento agressivo. Não é hora de carinhos ou repreensões, analise o ambiente e descubra o que está tirando a paz do bichano.

Cauda curvada sob o corpo

Cauda curvada sob o corpo

© sakinder | Thinkstock.

Uma posição clássica que se você pudesse faria uma estatueta dele(a) nessa posição pra ter um lindo objeto de decoração. Esse “autoenlace” demonstra que o seu filho de quatro patas está um tanto quanto nervoso e quer ficar na dele. O melhor a se fazer é agir com indiferença e esperar ele vir até você com a cauda na posição vertical.

Cauda tufada

Cauda tufada

© GlobalP | Thinkstock.

Só quem chegou na Terra hoje pra não sabe que o gato está assustado ou bastante irritado. Apenas certifique-se de que a vida dele não está em perigo e deixe-o em paz logo.

Cauda chicoteando para frente e para trás

Cauda chicoteando

Casey Elise Photography.

Ele ligou o sinal de alerta pois está com medo ou bravo. Melhor deixar os carinhos para mais tarde e permitir que ele se acomode no sofá ou topo da estante.

Cauda oscilando lentamente de um lado para o outro / contraindo-se

Cauda oscilando

Casey Elise Photography.

Brinque de caça e veja a cauda dele fazendo esse movimento. Nada mais é do que o corpo do gato dizendo que ele está focado em dar o bote ou inspecionar melhor aquele objeto que chamou sua atenção.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

É jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.