Estudo revela que gatos podem ser destros ou canhotos

Quanto mais a tecnologia avança, mais temos a noção de quanto os pets são parecidos com os seres humanos. Dessa vez, pesquisadores da Universidade de Belfast, na Irlanda do Norte, revelaram que, assim como as pessoas, os gatos também usam mais os membros esquerdos ou direitos. Isso mesmo, os felinos podem ser destros ou canhotos.

De acordo com o resultado da pesquisa, ainda que a escolha seja individual, as fêmeas são predominantemente destras, enquanto os machos mostram preferência pela pata esquerda. Apesar disso, diferentemente dos seres humanos, que tendem a ser destros (apenas 10% da população mundial é canhota), eles não têm uma preferência específica. A pata que usam depende muito do movimento que pretendem fazer.

Os pesquisadores assistiram os bichanos durante três meses em seus lares praticando atividades do cotidiano, e observaram que 73% têm preferência por algum dos lados para alcançar a comida, 70% para descer as escadas e 66% para entrar na caixa de areia.

Além disso, o estudo também apurou que os gatos canhotos apresentam reações mais intensas ao medo e explosões mais agressivas do que os destros. Entretanto, os estudiosos ainda não obtiveram qualquer resposta sobre o fato. No geral, o lado escolhido era o mesmo para as três tarefas.

Seu gato costuma usar mais uma pata do que outra? Conta pra gente nos comentários se já percebeu uma preferência por parte do seu felino neste sentido! 

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.