Exames de check-up que seu coelho deveria fazer todos os anos

Muita gente segue a premissa de que os consultórios médicos devem ser visitados apenas quando há algum problema de saúde ou segue aquele ditado que diz que “só tem doença quem faz exame”. Todavia, além de ser uma ideia ruim para os humanos, esse pensamento não deve ser levado em conta em relação aos pets, que precisam ser levados para uma consulta com um médico veterinário de confiança com certa regularidade.

Em relação aos orelhudos, especialistas recomendam que os tutores levem-os para um check-up ao menos uma vez ao ano. Claro, caso note alguma alteração física ou comportamental, o correto é levá-los para uma consulta com o especialista, de preferência de maneira apressada, pois a demora pode significar a diminuição da expectativa de vida do coelho.

Exames de check-up que seu coelho deveria fazer todos os anos

Avaliação dentária

Você sabia que coelhos tendem a ter, ao menos uma vez na vida, algum tipo de problema dentário? Eles possuem uma dentição difiodonte, que altera de 16, na infância, para 26 ou 28 dentes permanentes quando chegam à fase adulta. Mesmo não sendo roedores, os coelhos possuem crescimento contínuo dos dentes e a manutenção depende especialmente de sua alimentação.

Ainda assim, não basta oferecer uma boa dieta ao coelho, é necessário um check-up todos os anos para garantir que a saúde bucal esteja em dia. Isso é fundamental para prevenir algum tipo de alteração levando a uma má oclusão e, consequentemente, desencadeando uma série de outros problemas, como dor para se alimentar, anorexia, emagrecimento, alterações gastrointestinais, entre outros. Os perigos não param por aí: dependendo da gravidade desse hipercrescimento, o coelho pode sofrer com abcessos dentários e secreção ocular devido ao processo inflamatório.

Alimentação

É sempre importante que o tutor cheque com um especialista a dieta proporcionada ao coelho, especialmente caso tenha alguma dúvida ou queira realizar a troca da ração. Por ter o trato gastrointestinal bastante frágil e sensível, qualquer alteração na alimentação deve ser analisada por um médico veterinário.

Exame de sangue/ Hemograma

Os hemogramas, ou simplesmente exames de sangue, são fundamentais para prevenir algumas complicações por meio de uma análise sanguínea bem aprofundada. 

Geralmente este procedimento é solicitado apenas quando o médico veterinário desconfia de alguma patologia, mas é importante que o tutor, caso tenha condições financeiras no momento, peça para fazer um hemograma para garantir que o peludo esteja 100% saudável.

Exame clínico em geral

Esse é, de fato, o exame mais importante feito por um médico veterinário especialista, pois por esse procedimento é possível detectar alterações que o tutor pode deixar passar, já que os coelhos, por serem presas na natureza, fazem de tudo para omitir qualquer deficiência ou patologia.

É importante salientar que os tutores nunca devem medicar o pet por conta própria, muito menos usar medicamentos ou receitas de humanos ou de cães e gatos em coelhos. 

Reforçando, o check-up deve ser anual, mas caso o tutor perceba alguma alteração, seja física ou comportamental, o indicado é levá-lo para uma consulta o mais rápido possível.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.