Exercício físico para cães

A importância do exercício físico na vida de cães

A importância do exercício físico na vida de cães

Do mesmo modo que os médicos indicam exercícios físicos aos humanos, para uma vida com mais qualidade, médicos veterinários também aconselham essa prática para os cães e gatos.

Praticar exercícios na companhia de um animal de estimação garante tanto para ele quanto para seu dono uma melhor qualidade de vida, uma vez que as atividades físicas auxiliam na prevenção e controle de diversos problemas físicos e mentais.

Antes de serem domesticados, os cães eram usados pelo homem para exercer trabalhos tais como caçar, guardar suas propriedades e tração; sendo assim, os cães já possuem em sua genética uma programação de gasto de energia.

Com a domesticação dos cães e a vida agitada de seus donos, esse gasto de energia, na maioria das vezes, não ocorre. A falta de gasto energético muitas vezes promove nos animais de estimação um sentimento de frustração que pode gerar problemas comportamentais (agitação, agressividade, destruição de objetos, móveis, etc.), além de acarretar problemas de saúde como, por exemplo, a obesidade.

Muitos donos acreditam erroneamente que o simples fato de deixar seu animal de estimação no quintal de casa significa que ele vá se exercitar. Os cães, principalmente, precisam de estímulos para se exercitar, sem a motivação do dono ou de outra pessoa, na maioria das vezes, os cães tendem a ficar parados, dormir ou simplesmente não fazer nada.

Há diversas formas dos cães se exercitarem, por exemplo, passeios, caminhadas, corridas, natação, frisbee, agility e brincadeiras. É importante ressaltar que nem todos os cães podem praticar todas essas atividades; o tipo de exercício físico que você pode fazer com seu melhor amigo depende do nível de gasto energético que ele possui, da idade e do seu estado de saúde. Para saber como você pode se exercitar com seu cão, é interessante pesquisar sobre as necessidades da raça e procurar ajuda de um profissional.

A realização de atividade física traz diversos benefícios para os cães, caminhadas estimulam sua saúde mental e física, beneficiando várias partes do organismo tais como sistema cardiorrespiratório, digestivo, ossos, músculos e articulações. A prática de exercício estimula a liberação de endorfina que é um hormônio popularmente relacionado com a “felicidade”, como consequência, o cão se sentirá menos estressado.

Alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar exercícios com seu animal de estimação. Filhotes com esquema de vacinação incompleto não devem realizar exercícios ao ar livre; nessa situação o ideal é fazer brincadeiras dentro de casa. Sempre leve água, saquinhos para recolher as fezes e pratique os exercícios em horários com temperaturas mais amenas como no começo da manhã ou no final da tarde.

Leve seu cão a um médico veterinário para fazer um “check-up” antes de começar a praticar exercícios com ele. Exercitar-se juntamente com seu animal de estimação fortalece a conexão entre vocês, além de melhorar a qualidade de vida de ambos. Bom divertimento!

Mariana Castelhano Diniz – Médica Veterinária e Assistente Técnica da Ourofino Saúde Animal – Unidade de Negócio Pet.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário