Fox terrier de pelo liso

Um dos cãezinhos mais amados do mundo, famoso por sua aparição nas telas da TV e do cinema, e com uma inteligência que o coloca entre os animaizinhos mais espertos do Planeta, o Fox Terrier conquista uma legião de fãs todos os dias.

Fox Terrier Pelo Liso

Um legítimo lorde inglês, os animais de pelo liso são muito elegantes. Com um gênio forte e um ar até um pouco arrogante, para quem não o conhece de fato, os foxys, como são chamados por seus amigos humanos mais íntimos escondem, embaixo de bastante teimosia, muito amor, carinho e companheirismo com seus familiares de duas pernas.

Avessos ao perigo, o Fox terrier adora uma aventura. Mais especificamente, explorar. De porte atlético, esse cãozinho, apesar de pequeno, detesta ficar parado. Aliás, a coleira entristece demais o pequeno. Ficar acorrentado, sem ter nada para fazer, desperta um lado destrutivo que existe dentro dele, mas que, com carinho e o treinamento correto, não vai aparecer.

Quer ter um cãozinho dessa raça, mas precisa de mais informações? Continue conosco. Traremos abaixo mais detalhes sobre a personalidade e a convivência com esse pequeno aristocrata de aparência fria, mas com um coração muito quente.

Porte e cuidados

O Fox terrier é um cãozinho pequeno e de porte bem atlético. Dinâmico, ele adora correr, assim como seu irmão de pelo duro. Nascidos no mesmo país e acostumados a correr por longos campos e pradarias, o foxy é o animalzinho perfeito para te tirar do sedentarismo.

Sim, porque aos finais de semana, ele te convencerá a ir correr no parque, pegar um pouco de sol e ver outras pessoas. Ficar em casa, sem fazer nada, a menos que seja realmente necessário. Como em um dia de chuva, por exemplo.

Caso isso aconteça, planeje exercícios para serem feitos em casa. O pequeno inglês não nasceu para longos cochilos no sofá e como um bom amigo que é, também não te deixará parado por muito tempo.

Se o foxy gosta e precisa se exercitar, tanto que pode ficar doente se passar muito tempo isolado ou trancado em algum lugar, os cuidados com ele são mais simples. O que pode demandar algum tempo, é com a tosa do Fox Terrier. Embora sua pelagem seja mais macia que seus amigos com pelo duro, esse tipo de foxy precisa de cuidados, como tosas frequentes, para garantir fios brilhantes e macios.

Fox Terrier

Comportamento

O temperamento do fox terrier  é marcado pela contestação e principalmente pela teimosia. Embora tenha um profundo amor e respeito por seus humanos, os animais dessa raça podem desafiar os comandos recebidos, principalmente quando se relacionarem ao convívio com outros animais.

Muito competitivo, o Fox terrier não costuma lidar muito bem com outros animais disputando a atenção de seus humanos favoritos ou ameaçando tomar parte de seu território. Por isso, costumam atacar outros cães e até mesmo animais de outras espécies, como gatos ou coelhos, por exemplo.

Fox terrier e crianças

Apesar dessa possessividade e certo ciúme que sentem de seus humanos, os cãezinhos dessa raça se dão muito bem com crianças. Tanto que são capazes de mostrar a elas a paciência que com outros não possuem, além de investir em algo que os pequenos, sejam eles os de duas ou de quatro pernas (ou patas) tem em comum: o amor pelas brincadeiras.

Extremamente curiosos e prontos para qualquer brincadeiras, o Fox terrier topa qualquer desafio, principalmente se ele envolver uma caça ao tesouro ou outra brincadeira onde ele tenha de explorar o ambiente. Afinal, assim como os pequenos humanos, o cãozinho dessa raça aprende muito enquanto explora o lugar onde vive.

Se você mora em um apartamento, precisará dedicar um pouco do tempo livre para brincar com seu fox. Isso porque, ele é um raça que tem muita energia e disposição para brincar. Quando fica muito tempo sem atividade, tende a destruir sofás, chinelos ou roupas.

Melhor levá-lo para gastar toda essa energia, não é mesmo?

Adestramento

Com um temperamento tão forte, o filhote de Fox terrier precisa ser adestrado desde cedo, seja para aprender a conviver com outros animais, como também para entender as regras da casa e aceitar aos comandos de seu humano, sem questionamentos.

Para que funcione bem, esse treinamento precisa ser feito com firmeza, mas sempre com carinho. Assim, ele entenderá que toda vez que lhe obedece, está deixando seus pais muito felizes.

Sobre o autor

Ana Luísa

Ana Luísa

Apaixonada por gatos, séries de comédia romântica e livros de suspense. Mãe da Lola Maria e Alice Maria, duas gatas que enchem a vida de amor e a roupa de pelos. Quando encontra algum gatinho na rua sai correndo atrás - mesmo que tenham donos. Sonha em ter um cachorro Vira Lata pra completar a família.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.