Gato com depressão: o que fazer?

Alguns gatos podem começar a apresentar sintomas que levam seus donos a concluir que eles estão com depressão. No entanto, não existe gato com depressão. Na verdade, depressão não é o termo mais adequado para definir esse quadro nos felinos. O gato pode ter, na verdade, distúrbios médicos e comportamentais.

Os sintomas mais comuns nesse caso são fraqueza, debilidade, redução da atividade física, irritabilidade, agressividade, medo, introversão e até dificuldade para comer.

O médico veterinário José Mourino alerta para o fato de que gatos com problemas comportamentais sofrem muito e muitos cuidadores não conseguem perceber.

gato com depressão 2

Tratamento

Existe tratamento para esses distúrbios comportamentais, mas o diagnóstico precisa ser muito preciso e realizado por um profissional.

“Se o gato apresentar qualquer alteração clínica, deverá ser realizado consulta por um veterinário para identificar o que está ocorrendo de errado; a partir dessa informação, tratamento clínico adequado será iniciado”, explica a especialista em felinos Tatiani Camargo.

Além de medicações, outras atividades provavelmente serão recomendadas pelo profissional para ajudar no tratamento.

“A diminuição do estresse, seja ele qual for, a correção da dieta e o aumento das atividades lúdicas em conjunto são a única forma de ajudar esse gato doente. Essas alterações costumam trazer resultados rápido”, explica Mourino.

gato com depressão

Melhora do gato com depressão

Com as mudanças corretas, uma melhora deve ser percebida em poucas semanas.

“Fica nítido que o gato começa a ficar mais manuseável, mais extrovertido. Menos agressivo ou nervoso. As alterações urinárias e alimentares também melhoram”, afirma o veterinário.

Também é importante lembrar que não é recomendável introduzir um novo animal doméstico em casa nesse período de tratamento. Essa situação pode gerar estresse e piorar a condição do felino doente.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

11 Comentários

  • Tenho uma gata linda o nome dela é Margo e faz um mês que peguei um outro gatinho filhote para criar e notei Que ela se entristeceu,não quer comer,está emagrecendo e fraca oque eu faço,que medicação posso dar?

  • O meu gato tá só ficando dentro do banheiro e não quer sair, ele só fica de cara fechada e não mia mais, não quer beber leite e come pouca ração tá emagrecendo. Eu n sei oq fazer tô sem dinheiro pra levar no veterinário. Tô dando antibióticos pra ele mas ele tá feio e magro ele apanha de outros gatos na rua oque ei faço ??

  • Meu gatinho tem 7 a8 anos e é muito grudado em mim desde que quebrou a pata, mais engravidei e fui diagnosticada com toxoplasmose e tive que sair de casa pois tenho 8 gatos. Frequentava todos os dias a casa dos meus pais, mais quando o meu filho nasceu não pude vê lo no puerpério, e ele começou a se recusar a comer. Moro longe da casa de meus pais só vou final de semana e não posso levar pois moro na chácara da minha sogra em casa separado e tem cães bravos que nt gostam de gatos. já levei no Vet e não tem nada a não ser uma otite, já tentei várias tá ração e patês ele só lembe quer comer ele pede comida mais não consegue se alimentar e nem bebê água. O que eu faço?

  • Tenho 5 gatos em casa,e o problema é com o Lek,o mais velho da família,ele tem 5 anos,e o Lek sempre adorou estar na companhia de todos os gatos,ele gosta muito de atenção,é um gato muito comunicativo,mas desde o ano passado vem apresentando quadro de depressão,conversamos com o veterinário que castra nossos gatos e ele nos recomendou algumas coisas como a vitamina pra ele voltar a ter vontade de comer e brincar com ele,e estava dando certo,ele tinha melhorado,mas agora voltou bruscamente pro estado que estava. Não sei mais o que faço…

  • Tenho uma gatinha de 5 meses, ela era ativa e brincava muito, à pouco mais de um mês ela adoeceu vomitava muito e não se alimentava o que resultou em uma desidratação fico internada para tomar soro, mas eu não pude deixá-la mais tempo por falta de recursos, desde então ela vive triste, dorme muito e perdeu peso quase come já tentei de tudo para fazer ela se interessar peludos alimentos mas está difícil.

  • Tenho um gato de 1 ano e 6 messes ele está a algum tempo mt estranho, nn brinca mt, fica mt cansado, ele tmb era gordinho e emagreceu, dorme quase o dia td, só de encostar nele ele jah cai e dorme, o q eu devo fazer pra ele voltar ao normal?

  • Olá tenho um gato a 5 anos ele era bem gordo tem dois meses que peguei um cachorro ele tem 4 meses e ele emagreceu demais e vivi triste só dormi e muito carente o que faco

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.