Gato pode comer carne crua?

Muita gente se pergunta se os gatos domésticos podem comer carne crua. Para mim, particularmente, a resposta é depende. Se formos pensar friamente, na natureza, esses pets somente se alimentariam de outros animais, como aves e ratos, portanto, estariam se alimentando totalmente de carne crua. Em nossas casas, porém, o mais habitual é que a gente ofereça ração úmida e/ ou seca para eles.

Nos últimos anos, a alimentação natural vem ganhando força no Brasil e dentre as opções que temos por aqui, existe uma vertente que defende o oferecimento de alimentos crus para cães e gatos. Esses alimentos, no entanto, precisam passar por um rigoroso processo desde a criação do bezerro até seu abate e armazenamento adequado de sua carne. Sendo o mais indicado escolher o produto e o local levando em conta a marca, a qualidade e as formas de conservação.

Os gatos até podem comer carnes cruas, mas é preciso também ter consciência de que assim eles poderão estar sujeitos a alguns problemas de saúde causados por bactérias, protozoários e vermes. Antes de introduzir qualquer alimento ou modificar a dieta do seu pet, é aconselhado conversar com o seu médico veterinário de confiança para ter certeza de que essa é a melhor decisão a ser tomada.

Vale lembrar que uma alimentação desbalanceada pode ser muito prejudicial à saúde dos animais de estimação e que por isso prezamos tanto pelo oferecimento de rações de boa qualidade, como as de categoria super premium.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

2 Comentários

  • Quero saber se posso dá carne crua pro meu ? gato, mas como goluseimas e não substituindo as rações que dou? Posso ou é melhor fazer cozimento?

    • Olá, Paulo! A carne crua não é muito indicada por conta do risco de contaminações, portanto, indico que faça pelo menos um “selamento” dela antes de oferecer para o seu pet. Algumas linhas defendem que o fato da carne ficar congelada já diminui muito essa questão, mas isso vai depender também do manejo correto do alimento. Um abraço!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.