Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Gato rosna?

Os gatos já são maioria em muitos países e a famosa frase “eles vão conquistar o Mundo” nunca esteve tão perto de se tornar verdade. Por isso, é necessário compreender a linguagem dos felinos domésticos a fim de melhorar o convívio dos pais de pet com esses seres tão especiais. Há diversos sons emitidos por um gato e cada um pode ter um significado diferente: se estão com fome, com frio, com medo, bravos ou felizes. 

Facilmente, encontramos pessoas que acabam comparado os cachorros com os gatos, mas nem sempre o que se aplica aos cães é aplicado para os felinos. É muito comum vermos um cachorro rosnando quando não está contente, mas você sabe se o seu gato rosna e o que isso pode significar? Confira a seguir.

Gato rosnando

Os gatos rosnam? 

A resposta para essa pergunta é sim, os gatos podem rosnar. Agora, descrever como um rosnado de gato soa aos nossos ouvidos é bastante relativo, mas esse som geralmente é um grunhido oco, abafado, que pode acompanhar miados altos e linguagens corporais como orelhas para trás, postura “encolhida” e pupilas dilatadas. 

Por que o gato rosna?

Os gatos possuem formas únicas de se expressarem quando não estão bem e de transmitirem um aviso. Assim como um cachorro pode rosnar, mostrar os dentes e ter uma postura característica para você se afastar, os gatos também irão rosnar quando algo de errado está acontecendo.

O rosnado pode ser definido como um som de alerta, causado por diversos motivos:

  • Você está fazendo algo que o incomoda, como dar banho, uma brincadeira inadequada ou carinho em uma região de seu corpo.
  • Para proteger o território de outros pets e animais estranhos.
  • Você não está respeitando o espaço pessoal dele.
  • Eles podem rosnar de medo quando algo aparenta ser uma ameaça. 
  • O rosnado pode vir para se impor na presença de outros gatos.
  • Dor também pode ser um motivo para seu gato rosnar, principalmente se alguém se aproximar ou tentar pegá-lo.

Como lidar com o gato rosnando?

Todos os motivos citados acima são sinais que o gato está dando para você se manter afastado. Insistir em fazer carinho ou tentar acalmá-lo não irá resolver o problema. Espere seu gato se acalmar sozinho e tente se aproximar quando ele estiver mais calmo. Quando ele voltar ao estado normal, oferecer um petisco pode ser uma boa alternativa. 

Se há suspeita de que o gato está doente e o rosnado é constante, o ideal é levá-lo ao médico veterinário. Os gatos são ótimos para esconder quando estão doentes, então, uma avaliação profissional é fundamental para descobrirmos se ele está rosnando por dor, por exemplo.

Se o seu gato está rosnando, investigue as possíveis causas do problema. Nunca puna ou grite com o seu pet achando que resolve a situação, isso só irá deixá-lo ainda mais estressado e ainda pode estremecer o vínculo que você tem com ele.

Agora que você sabe que o gato rosna, visite o Blog da Petlove para mais dicas de comportamento felino.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Beatriz Mario

Estudante de Medicina Veterinária, sonho que tenho desde criança, cresci com gatos e hoje sou uma felícia assumida. Tenho dois felinos resgatados: o Frodo e o Bilbo, que são considerados meus filhos de pelo. Meu propósito de vida é ajudar o máximo de pets possíveis e fazer com que eles fiquem mais felizes e saudáveis escrevendo para o blog da Petlove.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.