Cachorro que late muito: o que fazer?

 Cachorro que late muito
Você tem ou conhece algum cachorro que late muito?  Se sim, sabe a dor de cabeça que isso pode causar! Hoje vou falar um pouco sobre o excesso de latidos, o que eles podem causar e o que você pode fazer para tentar solucionar o problema.

Cachorro que late muito: entenda as razões

Você sabia que os cães se comunicam na maior parte do tempo por linguagem corporal, mas que os latidos também fazem parte da forma como eles se comunicam? Os latidos em excesso são responsáveis por reclamações constantes dos vizinhos, brigas e desentendimentos nos condomínios e podem até gerar um possível prejuízo para o proprietário como multas ou ações na justiça.

É muito importante saber quais são os motivos que levam o seu pet a latir. Quando e quais estímulos fazem com que ele lata? E o que você faz quando isso acontece? Na maioria das vezes os latidos em excesso vêm de um acumulo de energia ou a sensibilidade a estímulos externos, como o barulho da campainha, motos na rua, cães passando em frente ao portão.

latido excessivo em cães

Também podem acontecer três situações comuns: o cão não gosta de ficar sozinho e late quando o dono sai para trabalhar; o latido para chamar a atenção do dono; o latido de alerta com pessoas estranhas do lado de fora da casa.

O acúmulo de energia faz com que o cão foque seu gasto energético latindo. Assim ele libera a ansiedade e frustração e os latidos acabam sendo auto recompensantes para ele. Ou seja, toda vez que ele ficar ansioso ou frustrado ele sabe que pode se aliviar latindo.

Cachorro que late muito: o que fazer?

Caminhe regularmente com seu cão por pelo menos duas vezes ao dia. A intensidade do passeio varia dependendo do porte, raça e energia do seu pet. Faça com que seu cachorro tenha uma vida sociável saudável e, aos finais de semana, vá com ele a uma praça ou parque que tenham bastante movimentação de outros pets. Seu cãozinho também precisa de convívio social para conhecer novos amigos.

Se o problema for no portão, restrinja ao cão o acesso ao portão, e lembre-se que se o motivo do latido for a ansiedade ou frustração, deixar ele latindo não vai ajudar em nada. Lembra que eu disse que esse latido é auto-recompensante?

Se o latido for para pedir coisas e chamar a atenção, a recompensa sempre vem do dono ou de alguém da casa. Quando isso acontecer, não interaja, não faça carinho, não fale e não dê o que ele deseja. Quando ele parar de latir, aguarde 5 minutos e então, com ele calmo, você pode oferecer o que ele estava pedindo. A falta de recompensa junto com as atividades físicas, mentais e sociais supridas pode fazer esses latidos diminuírem.

Assim como nós humanos, nossos pets também necessitam de alguns hábitos para serem saudáveis tanto fisicamente como mentalmente. Eles possuem algumas necessidades básicas como atividades físicas, atividades mentais e atividades sociais. Essas atividades precisam ser oferecidas regularmente ao cão para que ele possa drenar a energia e não precise gastá-la em coisas que você não queira, como latir sem motivos, por exemplo.

As atividades físicas podem ser oferecidas em forma de passeios, corridas ou qualquer atividade que exija fisicamente do cão. A atividade mental é qualquer tipo de atividade que exija mentalmente de seu cão. Uma brincadeira de procurar alguém ou algum objeto específico que seu cão já conheça, algum brinquedo interativo que seu cão precise resolver para ganhar o petisco que tem dentro, e também os próprios truques que você pode ensinar para seu pet. As atividades sociais, por sua vez, também são muito importantes para o seu pet. Como o próprio nome já diz, elas incluem a socialização com outros cães e também com pessoas.

cachorros brincando

Será que seu cachorro late porque tem medo das pessoas?

Seu pet precisa conhecer o maior número possível de pessoas e cães e interagir de forma positiva com todos. Ensine alguns truques divertidos de obediência e peça para as visitas interagirem com o cão e pedirem os truques para ele fazer. Lembre sempre de recompensar o seu pet quando ele acertar. Com esse histórico de experiências boas, seu pet vai associar a chegada das visitas com um momento agradável e divertido.

Se você ficou com alguma dúvida e quer entrar em contato comigo, acesse nosso site e deixe sua dúvida nos comentários.

Sobre o autor

Marcelo Eckmann

Marcelo Eckmann

Médico veterinário formado pela Universidade Anhembi Morumbi, adestrador comportamentalista na empresa Tudo de Cão (www.tudodecao.com.br) e apaixonado por cães.

16 Comentários

  • Olá, tenho um poodle de 13 anos. Ele nunca late, exceto quando deixamos ele sozinho no apto. Já compramos brinquedos para ele se entreter com petiscos (Kong) e saímos com ele ao menos 2x ao dia do apartamento. Não sei o que fazer para ele deixar de latir quando saímos. Alguma sugestão a mais?

  • Oii tenho um linguicinha e ele late o tempo todo.. Levamos ele para passear mas não ajuda muito. Gostaria de saber como posso amenizar estes latidos.

  • Estou com uma lhasa de 11 anos, que late muito quando vê outros cachorros na rua…ela late abanando o rabo…mas parece que está furiosa de tanto latir…mas fora isso ela é dócil, quieta e nunca mordeu ninguém…tenho até vergonha de encontrar os donos dos outros pets pq ela avança latindo mas não morde…o que fazer ???

  • Eu tenho uma vira-lata ela late muito.. Tem algum brinquedo que possa.oferecer para ela interagir e parar um pouco com os latidos.. Ela late por qualquer coisa

  • tenho uma cachorra vira lata, que aceitamos a doação de uma amiga. Ela é um doce na rua e com as outras pessoas e tem medo de andar sozinha e de outros cachorros . Mas, no inicio da noite ela tem um processo de stress forte, a ponto de morder principalmente as mãos sem parar das pessoas de casa, e vai até a hora de irmos dormir.

  • ola tenho um pitbull macho que ele super manso com as pessoas gosta de criança é muito brincalhão mais quando meu esposo sai com ele pra passear ele não pode ver nenhum cachorro na rua que ja quer ir pra cima ele não gosta de outros cachorro só a que temos em casa teria alguma forma de eu tentar interagir ele com outros cães?

  • oi boa noite eu tenho ema cachorrinha que e muito brava ela late atoa nao e nenhum pouco social com as pessoas as vezes ta um silencio e ela late do nada brinco muito com ela mas nao adianta ela nao sai todo dia porque ela nao gosta eu desço com ela um dia sim e outro nao nao sei o que faser

  • Tenho 3 cachorros mudei de uma casa para um apartamento e o espaço mudou. Eles latem quando toca a campainha e quando ouvem alguém limpando. Já consegui uma pessoa para passeio e chamo a atenção para latidos das pessoas. O que falou vai me ajudar as brincar mais pois acho que falta estímulo. Eu tenho depressão e saio somente duas vezes por semana c os dois pequenos. Duro é ouvir as reclamações dos vizinhos. Mas já está melhor.

  • Olá! Tenho uma pinscher de 9meses que adotei tem uns 3 meses. Saio com ela pra passear todos os dias, as vezes até duas vezes por dia. Ela late muito pra outros cachorros, muito mesmo!! Não sei o que fazer para ela parar com isso! Já tentei socializar ela com outros cachorros, mas ela tem muito medo.
    E é so pra outros cachorros, em outros momentos, em casa, ela não late nada! Não sei como fazer pra ela não ter mais medo e nem ficar latindo na rua..

  • Meu pai pegou um podle muito machucado q estava perdido na rua a intençao era achar o dono mais nk aconteceu, esta conosco ate hoje. O problema é que ele acha q é o segurança do meu pai niguem pode chegar perto que ele late compussivamente e corre atras pr pegar o calcanhar. Guando meu pai sai o mundo acaba ele se esconde e fica cm medo das outras pessoas mais se chegarmos perto ele morde. Ele tem um odio de mim n posso falar, n posso andar, n posso me movimentar principalmnt pertl do meu pai. Ele defende meu pai a todo custo. Meu pai ate reclama mais as vz acho q ele ate gosta, acha “bonitinho”. Pensei ate compr coleira ant latido mais tenho pena afinal ele e um ser inocente. Nao sabemos nada da vida passada dele mais sei q tem algum trauma pois ataca vassora, jornal qualqur coisa q estiver em nossas maos… Em fim gostaria muito q ele tivesse alguma soluçao pra sossego principalmnt do meu pai.

    • Já vi vários casos assim na tv, de agressividade e possessão. Os meios usados são sempre de recompensa, ir associando a presença das demais pessoas a coisas boas, ir oferecendo petiscos para se aproximar e mudar a relação de medo da proximidade das pessoas, com algo bom. Somente essa troca de interpretação das coisas muda o comportamento deles.

  • Minha cachorra é uma vira lata mística de west achamos.. e quando pegamos ela pequena, ela apanhava muito já por seus latidos. E seu ex dono inclusive tentou matá-la sentando em cima dela. Quando nos acolhemos ela criou um amor imenso. Ela ainda late muito, o tempo todo por qualquer barulho que ela ouça. Se ela vai na sacada às vezes ela sempre dá um jeito de latir também , e quando passeamos ela fica tranquila enquanto anda mas se vem alguém perto do carro como no farol ou no posto de gasolina ela fica num estado de nervos tão grande que solta até mau hálito. Não sei mais O que fazer para ela parar de latir em casa r na rua. Já comprei até a coleira que emite o som mas piora ela late mais ainda quando ouve o som.

  • Tenho 6 cães de tamanhos e raças diferentes. Quando um late serve de gatilho para os outros latirem.Latem com o barulho do caminhão de lixo,quando percebem outro cachorro passando na calçada, com a buzina da moto do entregador,Cavalo passando na rua,crianças na calçada. Gastam energia todo os dias.Não sei mais o que fazer.

    • Olá, Soraya.
      Se eles ficarem no portão, retire deles o acesso ao portão. Como é o gasto de energia deles? Eles tem o que fazer durante o dia? Você faz enriquecimento ambiental com eles? Isso também é muito importante para o bem estar do cão.

  • Entao …cada vez que alguem aperta a campainha ele late muito …sei que é para avisar …mas ele só para qdo a pessoa faz um carinho …e depois corre para buscar o brinquedo ou pula no colo da visita para lamber …nem todo mundo gosta. Como posso educa-lo …é um maltes de 3 anos.
    Obrigada.
    Ivana

    • Olá Ivana.
      Lembra do que eu disse sobre recompensar os latidos?
      Você está recompensando ele com carinho enquanto ele late. Mesmo que ele pare de latir, você acaba recompensando ele por latir.
      Veja se as necessidades básicas dele estão supridas (passeios, convívio social, atividade mental) e lembre sempre de não recompensar o latido.

Deixe um comentário