Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Conheça 7 legumes para cachorro e seus benefícios

Oferecer legumes para cachorro pode ser benéfico para a saúde dele. Porém, precisamos tomar certos cuidados antes de oferecer esses alimentos aos cachorros. Se fornecidos de maneira incorreta, pode acabar prejudicando a alimentação principal.

Segundo alguns especialistas em nutrição animal, certos legumes que pode dar para cachorro podem servir como petiscos saudáveis e também como um complemento natural à alimentação industrializada. Além de serem nutritivos e saudáveis, os vegetais são saborosos e fazem super bem à saúde dos cães. A quantidade a ser fornecida deve ser discutida com um médico veterinário para evitar qualquer exagero, porque, por mais saudáveis que os legumes possam ser, exagero nunca é bom.

pessoa oferecendo legume para um cachorro

Legumes para cachorro

Separamos sete legumes que são ótimos para os cães em questões nutricionais e podem ser servidos como petiscos ou complemento à ração ou alimentação natural. Estes legumes ricos em nutrientes, devem ser fornecidos de acordo com a recomendação de  um profissional.

Brócolis

Esse legume é rico em potássio, cálcio, ferro e fibras. Contém vitaminas A, C, B1, B2 e B6. Além de ter essas vitaminas, o brócolis é ótimo para ser oferecido aos mais idosos ou com sobrepeso, pois regula a pressão arterial.

Beterraba

Pode servir de grande ajuda para os pets que são diabéticos e/ ou anêmicos. Como contém fibras, a beterraba contribui para o bom funcionamento do intestino. Caso observe uma coloração diferente nas fezes do cachorro após oferecer esse tipo de alimento, não se assuste, é normal.

Cenoura

Fonte de vitaminas A, C e K, a cenoura além de deliciosa possui nutrientes que vão estimular um melhor funcionamento do sistema imunológico. Além de ajudar a ter pelos saudáveis, regula o sistema digestivo e nervoso. Porém, a cenoura deve ser oferecida cozida ou triturada para que seus nutrientes sejam bem aproveitados.

Abóbora

A abóbora, por sua vez,  também está na lista de legumes para cachorro e pode ser fornecida cortada em cubos, cozida na água ou no vapor. Nunca crua! A abóbora é riquíssima em vitamina A.

Batata

A batata doce é uma ótima opção para petiscos, e embora seja rica em carboidrato, possui baixo índice glicêmico. Por conter fibras, é capaz de regular o colesterol e promover uma melhor “limpeza intestinal”.  Possui potássio, ferro, carboidrato e as vitaminas C e B6. Cozinhe bem o legume antes de fornecer.

Chuchu

Mesmo os cães não absorvendo todos os nutrientes do legume, o chuchu pode ser oferecido sem problemas, desde que seja em pequenas quantidades. O chuchu é um vegetal que traz benefícios ao organismo dos cães por ser fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. O alimento é um dos mais indicados para cães com dietas mais restritivas e deve ser oferecido cozido, em pequenos cubos.

Inhame

Por ter baixo índice de gordura e alto teor de fibras, o inhame vem sendo cada vez mais inserido na dieta dos pets. Rico em vitaminas A e C e também complexo B. Deve-se retirar a casca do legume e cozinhá-lo até o seu amolecimento.

Lembrando que o fornecimento, porções e como fazer o preparo destes legumes devem ser discutidos com um médico-veterinário. Todo o excesso é prejudicial a saúde dos pets. Aqui no blog da Petlove, temos diversos conteúdos relacionados ao tema, confira!    

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.