Como manter o pelo do seu cão saudável durante a quarentena

O período de quarentena devido à pandemia de Coronavírus é um momento atípico e bem complicado, tanto para pais quanto para os pets. A realidade atual exige que praticamente todas as atividades sejam adaptadas para serem realizadas dentro de casa, já que existe uma recomendação mundial para que a população evite ao máximo sair de casa – apenas em casos extremos -, no objetivo de conter o avanço do Covid-19 no mundo inteiro.

Dessa forma, os pais que não estão acostumados a cuidar da pelagem do cão e utilizam mão de obra externa para isso precisam se adequar a este cenário. Isso porque os estabelecimentos que realizam serviços de banho e tosa estão sendo orientados pela Associação Brasileira de Estética Animal a não funcionarem durante a quarentena, sob o argumento de que estes não são serviços de emergência veterinária, diferentemente da venda de alimentos e medicamentos para pets. Foi aberta uma petição online pedindo para que esses lugares não trabalhem e recomendando que a higiene básica dos pets sejam feitas dentro do lar neste período de quarentena. 

Como manter o pelo do seu cachorro saudável durante a quarentena

Se adaptando à nova rotina

Como todos já sabem, a recomendação é evitar sair de casa, portanto, os passeios com os peludos não devem acontecer, apenas em casos onde o cão é acostumado a fazer as necessidades exclusivamente em ambientes externos e não estão se adaptando à possibilidade de utilizar um canto da casa para tal. 

Não sair de casa ajudará a manter a pelagem do pet mais limpa, pois ela não estará exposta às sujeiras como quando ele vai às ruas, praças ou parques o que, consequentemente, irá reduzir as necessidades de banho. Ainda assim, os pelos precisam de uma atenção redobrada para se manter saudável.

Uma forma de preservá-los é redobrando a atenção nas escovações, já que, além de retirar os pelos mortos, o ato de escovar um cãozinho garante que a pelagem continue saudável, sem “pelos mortos”, durante este período de quarentena e ainda estimula a produção de óleos naturais que evitam a queda de pelos, deixando-a mais sedosa e brilhante.

Banhos dentro do lar

Quem não tem experiência em dar banho em cães precisa se atentar a algumas questões. Primeiramente, para que o cãozinho se sinta confortável, a água deve estar em temperatura morna. Por isso, usar a mangueira do quintal, por exemplo, não é indicado, apenas se houver controle da temperatura da água.

Para evitar complicações à saúde, uma boa forma de proteger os ouvidos dos cães é utilizando um pedaço de algodão para impedir que entre água pelos canais. Sobre a questão dos olhos, existem alguns produtos que criam uma camada protetora que impedem o contato com a água, mas antes consulte um médico veterinário para saber qual a melhor opção para o seu cão. Após o banho, lembre-se de secá-lo muito bem para evitar problemas de pele.

Vale destacar que os banhos devem ser dados apenas em casos de necessidade, pois o excesso pode diminuir a oleosidade natural e, consequentemente, causar ressecamento de pele. 

A seguir, listamos alguns produtos que podem te auxiliar – e muito – para manter seu pet fofinho e limpo neste período de isolamento:

Escova Furminator New

Escova Furminator New

A escova Furminator é muito usada e recomendada por médicos veterinários e profissionais do ramo, pois reduz consideravelmente a queda e acaba com os pelos mortos, distribuindo harmoniosamente os óleos naturais da pelagem. Ela ainda contribui para a saúde da pele e aparência dos pelos, deixando-os limpos e brilhosos.

– Para todas as raças, exceto Poodle e Maltês.

– Diminui a queda dos pelos em 90%.

– Não prejudica os pelos saudáveis.

– Brilho e maciez para a pele e pelos.

Escova Chalesco Dupla Face

Escova Chalesco Dupla FaceA escova é excelente para manter o seu cãozinho com uma ótima aparência e com pelos sedosos e desembaraçados. Por ser dupla face, ela é excelente para quando a pelagem estiver emaranhada, e também para retirar pelos soltos.

Principais benefícios :

– Cabo de Madeira.

– Retira os pelos mortos.

– Proporciona brilho à pelagem.

Luva Chalesco Tira Pelos

Luva Chalesco Tira PelosA luva, com muita praticidade e conforto, ajudará a realizar facilmente a remoção de pelos mortos do pet. Para usá-la, basta encaixar em sua mão e passar no cãozinho. Alguns cães têm medo ou simplesmente não gostam de alguns produtos, como a própria escova, logo essa luva servirá para acabar com esse tipo de problema.

– Mantenha seu pet sempre limpo.

– Fácil de usar.

– Remove os pelos mortos e massageia o animal ao mesmo tempo.

Banho a Seco Pet Clean Líquido para Cães e Gatos

Banho a Seco Pet Clean Líquido para Cães e GatosÉ um produto desenvolvido para limpar e perfumar o animal de uma forma suave sem agredir os pelos, com a vantagem de não utilizar água em sua aplicação.

– Limpa seu pet em situações em que o banho não é recomendado.

– Não agride os pelos e possui perfume suave.

– Indicado para cães e gatos.

Higienizador Ibasa banho a seco

Higienizador Ibasa banho a secoO Higienizador Ibasa é um produto que auxilia na limpeza do pelo e da pele de cães e gatos, deixando os animais com a pelagem macia e perfumada, sem a necessidade de enxágue. É ideal como uma alternativa em casos onde o banho não é aconselhável (doenças e animais idosos), em intervalo entre os banhos, após passeios ou para limpeza de áreas específicas, como patas e áreas com cheiro forte.

– Limpa o pelo e a pele de cães e gatos.

– Deixa os pelos macios, brilhantes, perfumados e higienizados.

– Indicado para pets idosos ou doentes.

– Neutraliza odores.

Banho a Seco PetLab Extractos Spray Alfazema para Cães

Banho a Seco PetLab Extractos Spray Alfazema para CãesPara aqueles dias de baixa temperatura, ou se tiver impossibilitado de dar banho no peludo, o Banho a seco PetLab é uma boa pedida, pois possui neutralizador de odor e mantém a pelagem hidratada.

– pH neutro.

– Uso tópico.

– Sem sal e corantes.

– Com extrato de Alfazema.

– Maior controle de oleosidade.

– Possui enzimas que neutralizam o mau cheiro.

 

 

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.