Mastite Canina

Todos os direitos reservados a caz gordon

Mastite Canina

 

A mastite, ou mamite, consiste na inflamação das glândulas mamárias. Acomete as fêmeas reprodutoras e pode causar problemas de saúde, tanto para a mãe quanto para os filhotes pois prejudicam o aleitamento materno  e, desse modo, os lactentes podem apresentar deficiência nutricional e a mãe infecções nas mamas. É um problema relativamente comum em animais de produção, especialmente aqueles com altos números diários de leite produzido, como as vacas de exploração leiteira.

 

Causas

Entretanto, nos bichos de estimação, esse problema pode acontecer com as cadelas ou gatas em amamentação, mesmo que a produção do leite não seja extremamente intensa. Após o aleitamento, o canal da mama fica aberto e bactérias como Staphlococcus aureus, Escheria coli e Streptococcus sp. podem entrar de forma ascedente e se multiplicar, destruir células e causar uma infecção. Aparentemente pode ser um problema simples, mas, se não for tratado, a cadela pode vir a óbito devido à progressão da infecção.

Em outros casos, como cães com pseudociese (gravidez psicológica), trata-se de um acontecimento secundário. A cachorra “acredita” que irá ter uma ninhada e, assim, as glândulas mamárias podem até mesmo produzir leite. Quando produzido em grande quantidade, o leite pode começar a “endurecer” nas mamas, criando nódulos e inflamações, o que pode ser, consequentemente, um tipo de mastite.

 

Diagnóstico e  Sintomas

O diagnóstico deve ser feito pelo médico veterinário, após a anamnese completa com detalhes sobre a vida do animal que são oferecidos pelo dono, e um exame clínico profundo. O profissional irá examinar,  também,  o leite do animal ou poderá  fazer exames de culturas de sangue para garantir que a infecção não se espalhou. Os sintomas mais comuns são leite descolorido ou vermelhidão e inchaço nas glândulas mamárias. A cadela pode ter filhotes que parecem doentes, pode perder o apetite e apresentar letargia.

 

Tratamento

1. A higiene deve ser meticulosa para remover resíduos de leite que fiquem na ponta das mamas e, evitar assim, a presença de moscas na região.

2. Se necessário, a cadela deverá  ter suas glândulas mamárias esvaziadas,  removendo o  leite, evitando assim a “febre do leite” e a formação de “pedras”.

3. Se for por etiologia bacteriana, antibióticos de amplo espectro podem ser utilizados.

4. Aplique compressas quentes na área afetada. O uso de compressas quentes para a infecção vai ajudar a reduzir o inchaço. Além disso, o calor deve proporcionar alívio para a sua cadela.

5. Caso a mastite seja decorrente de gravidez psicológica, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

6. A castração pode ser indicada ou uma laparoscopia exploratória para remoção de ovários remanescentes em cadelas já castradas.

7. Caso a infecção se espalhe, a cadela pode precisar ser hospitalizada hospitalizada para receber cuidados e fluidos intravenosos.  Embora, na maioria dos casos, os animais se recuperem da mastite, na presença de uma disseminação da infecção, precauções extras devem ser tomadas.

 

 

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

22 Comentários

  • Olá doutor , minha shitzu não quer mais amamentar os seu filhotes eles estão com 40 dias, seu peito está muito cheio , inchado o que posso fazer pra ela ? Dói algum medicamento ?

    • Estou com o mesmo problema que vc.
      Minha Shitzu deu cria de 7 filhotes, com 41 dias ela não quis mais dar mama.. só que ainda tem leite e está mto chorosa..

  • Olá dr Marcio. Tenho uma cadela vira lata de médio porte de 6 anos. Ela teve gravidez psicológica pela primeira vez, com todos os sintomas ficava escavando a cama, e até o sofá que ela nunca subia, chorava, teve febre e lactação. Ela foi medicada com contralac 20mg de 12 em 12 horas e melhorou.
    Mas nos 2 cios seguintes ela continuou tendo apenas lactação e foi medicada com Sec lac na segunda vez (pois estava em falta o contralac) e com contralac na terceira vez.
    Mas a terceira vez foi agora em janeiro de 2017, eu estava viajando e acho que minha mãe não deu a medicação corretamente. Agora menos de 2 meses depois ela voltou a ter lactação nas mamas e foi receitado contralac novamente. Mas agora ela tem umas bolinhas duras em uma mama superior, que nem teve lactação da última vez (só saía leite das duas últimas mamas) e nem agora. Notamos a lactação ha uns 3 dias e ontem ela começou a tomar o medicamento.
    Estava esperando passar o calor forte do verão para casta-lá mas não deu tempo e voltou a lactação.
    Pode ser leite empedrado? Ela não tem febre e sai apenas leite branquinho das últimas mamas.
    Aguardo ANSIOSAMENTE o seu retorno, pois moro no interior e na minha cidade infelizmente não temos bons veterinários. Estou com medo que possa ocorrer alguma infecção que possa se alastrar rapidamente.

  • Tenho uma labrador de 5 anos há um mês atrás ela apresentou as mamas dura e uma das mamas ficou alterada e quando eu aperto sai um líquido escuro já levei no veterinário e ele me passou um antibióticos e anticoncepcionais para dar só que não resolveu o problema Eu gostaria de saber se tem algum caso desses que pode ser tratado em casa

  • Minha cachorra está com as mamas inchadas e o peito dela também está começando a ficar por favor alguém me ajuda não quero perder minha cachorra ???? não tenho dinheiro pra ir no veterinário só eu que está estou ligando para a situação

  • Dr., minha cadela da raça labrador estava grávida e ontem começou a ter os filhotes mas eles já nasceram mortos. Com isso, ela ficou com os peitos muito inchados e vernelhos, também estavam duros. Ela está com febre e está sem muito apetite, só come quando ofereço na mão. Gostaria de saber o que devo fazer pra ajudá-la, urgente!

  • Dr,
    Morávamos em lugar de praia. Mudamos para Niterói, de onde sou e minha cadela desde então passou a apresentar Gravidez Psicológica.
    É uma Poodle com 7 anos.
    Cheguei do Veterinário e apertando delicadamente, saiu sangue das tetas.
    Ela será castrada em abril.
    Receitou Controlac, pois nas outras duas dei Sec Lac.
    Estou muito preocupada.
    Há cura? Meg pode ter CA?
    Meg é tudo para mim.
    Obrigada!

  • os filhotes tem vinte e cinco dias e choram com muita frequência e,ela também está ficando mais distante deles e está ficando muito encomodada quando Eles mamam nela.isso será o desmame?

  • os filhotes tem vinte e cinco dias e choram com muita frequência e,ela também está ficando mais distante deles e está ficando muito encomodada quando Eles mamam nela.

    • Ola Daniela… Com 25 dias os filhotes, dependendo da quantidade de filhotes e do tamanho deles, podem não ser mais supridos nas suas necessidades pelo leite da cadela e por isso podem começar a chorar mais que o normal. Seria legal você ver com o seu veterinário se realmente é esse o caso e já começar com papinhas de desmame.

  • Boa noite , a minha cadela tem uma maminha vermelha e muito inchada , está a tomar amoxilina ..sem prescrição do veterinário o que lhe pode acontecer …começou a tomar hoje
    Agradeço resposta

  • boas doutor, tenho uma cadela de 7 anos que nunca foi mae e tem uma maminha mais inchada que as outras… parece uma bola, o veterinario disse que essa mama se alimenta das hormonas menstruais, ou seja quando tem o cio essa mama cresce… aconselhou me a fazer uma esterilização e ficava resolvido, mas eu queria fazer uma criacao com ela para ficar com um descendente, o veterinário alertou para uma possivel mamite durante a gestacao, e que podia se alestrar para o resto do corpo como forma de cancro… estou num grande dilema… se jogo pelo seguro e esterilizo a cadela ou arrisco na criacao e depois esterilizo…
    obrigado

  • Doutor, tenho uma cadela de 14 anos que nunca teve filhotes e toda vez que entra no cio fica com as mamas inchadas e quando apertadas sai leite com sangue e ela sente alivio, as mamas tem varios caroços do tamanho de feijoes. Será pseudociese?

    • Ola Sueli. Pseudociese geralmente ocorre posterior ao cio, porem sangue no leite não é comum em pseudociese. Portanto recomendo no proximo evento que você encontre sangue e inchaço nas mamas leve ao seu veterinario de confiança para um diagnostico mais preciso e um tratamento adequado.

Deixe um comentário