Meu cachorro não quer comer

Agora o seu filho peludo resolveu que não quer comer e nós, como mães e pais super protetores que somos, ficamos desesperados para que nossos bebês se alimentem. Bom, pode ser que você nunca passe por isso, mas não é raro que os bichinhos passem a rejeitar a comida e isso pode acontecer por diversos motivos. Então vamos lá: meu cachorro não quer comer. O que eu faço?

 Problemas de saúde

Se seu pet não está querendo comer, a primeira preocupação deve ser com relação a saúde dele. A falta de apetite pode ser um sintoma de várias doenças, (inclusive depressão que já falamos neste post aqui). No entanto, se o caso for algum problema de saúde, primeiro que ele rejeitará qualquer tipo de comida (e não somente a ração) segundo que esse sintoma virá acompanhado de outros que podem incluir: febre, vômito e diarreia, por exemplo.

Outros fator que pode afetar o apetite do seu animal é alguma dor no dente, por exemplo. Problemas dentários dificultam a mastigação e isso pode fazer com que seu bichinho não consiga comer (mesmo que tenha fome). Uma avaliação veterinária é necessária para identificar o problema e para que o tratamento correto seja feito.

Por isso se o seu cachorro não quer comer, mas também apresenta outros sintomas ou comportamentos anormais, leve-o ao veterinário o quanto antes para uma avaliação médica.

Cansado da mesmice

A ração é um alimento importante para a saúde do seu pet, já que contém vários nutrientes necessários. Mas agora você imagina só como deve ser a vida comendo somente a mesma coisa dia e noite. Dá tristeza só de pensar, né?

Claro que isso não quer dizer que você deva dar todas as comidas e guloseimas humanas para ele como chocolate, por exemplo. Isso só fará mal para o bichinho.

Existem alimentos permitidos que são tão prazeroso para eles quanto as guloseimas para nós. Frutas, legumes e petiscos próprios para cães. É uma ótima ideia servir esses alimentos para o seu bichinho ao longo do dia de forma variada e maneirada, claro.

Isso fará com que a alimentação do seu animal seja diferente e ele não fique enjoado das refeições. Mas se você exagerar na quantidade de petiscos ele não terá apetite para a ração e aí seu esforço será em vão.

Mudanças na rotina

Mudanças no dia a dia do seu cachorrinho é um grande fator para alterar o apetite dele. Mudar de casa, ficar em um lugar diferente como a casa de um parente ou hotel para cachorro, a chegada ou partida de pessoas na casa… Tudo isso pode fazer com que seu bichinho não queira comer.

O aumento da temperatura também influencia bastante. Se você viajou com seu cãozinho para uma região muito quente, ou mesmo aqueles dias de calor a cima do normal, afeta o apetite do seu animal que pode ficar mais letárgico e sem fome.

No entanto, em todos esses casos essa falta de apetite tende há durar pouco tempo, um dia no máximo! Se o sintoma persistir pode significar algum problema maior e aí é preciso procurar ajuda veterinária para uma avaliação correta.

 

Maneiras de fazer seu pet voltar a comer

Um erro muito grande que as pessoas cometem quando o animal apresenta falta de apetite, é servir um monte de comida apetitosa, mas que ele não está acostumado. Se você fizer isso, os bichinhos, que não são bobos nem nada, vão entender que se recusarem a ração, eles ganharão outros tipos de comida. Então o que vai acontecer? Isso mesmo, eles não vão mais comer a comida deles porque sabem que aí ganharão da sua comida.

Uma boa alternativa é deixar a comida do seu cachorro mais apetitosa com alguns artifícios. As rações húmidas são ótimas pra isso. Além de deixarem a ração mais molinha, elas possuem um cheiro bem forte que atrai os bichinhos. Um bom truque é misturar a ração húmida com a seca e ir tirando aos poucos, até que o seu bichinho volte a comer normalmente.

Vale lembrar que ficar trocando de ração toda hora não é saudável e pode mexer com o organismo do cachorro. Se for realizar alguma troca ela deve ser feita aos poucos, como no uso da ração húmida que acabei de citar.

De qualquer forma, siga as dicas deste post e fique atento a qualquer mudança comportamental do seu peludo. A falta de apetite pode ser algo normal uma vez ou outra, mas devemos sempre estar atentos à saúde deles.

Sobre o autor

Bruna Cela

Bruna Cela

Publicitária e aspirante a empresária. Mãe coruja da Sunny, daquelas que posta mil fotos no Instagram (como essa aí de cima). Ama tudo o que é relacionado a arte e a escrita é sua melhor ferramenta de expressão. Conversa com todos os pets que encontra pelo caminho e jura que, na maioria das vezes, eles respondem.

49 Comentários

  • minha cachorrinha é virá lata . nós a encontramos no mato , ela deve ter aproximadamente uns 2 meses eu estou dando leite á ela mais senti que o leite não estava mais sustentando -a e comecei a dar comida mais ela sempre vomitava .então comprei a ração para filhote mais ela não quer mais comer nem a ração e nem a comida mais .Não sei o que fazer .ela brinca mais está sempre dormindo e emagrecendo muito.

    • Olá! Os cães não devem tomar leite e precisam ser alimentados somente com ração. Se ela está sem apetite e perdendo peso, é preciso procurar a ajuda de um médica veterinário da sua região antes que o quadro se agrave.

  • Bom dia
    Meu cachorro não consegue se adaptar a nenhum tipo de ração. E é muito engraçado, porque, quando ele come ração ninguém aguenta o fedor das suas fezes. Ele tem muita diarréia acompanhada de sangue. E quando eu esquento uma comidinha ou uma sopinha ele ama e suas fezes voltam ao normal. Muito estranho.

    • Olá! Isso provavelmente não tem a ver com a ração, mas sim com algum outro quadro gastrointestinal que ele vem apresentando. O ideal é que ele seja sempre alimentado com ração e passe por uma consulta com um médico veterinário da sua região. Um abraço!

  • Boa noite, como vai?
    O Meu Bulldog Inglês tem 1 ano e 15 dias, mudei a ração dele de uma só vez agora qdo fez um ano e de uns dias pra cá ele não come mais no horário, come qdo quer, a quantidade que quer e tem tempo que ele fica horas sem comer. Ás vezes são só duas refeições que ele come ou come todas as três.
    suas refeições são em quantidade certa, três refeições ao dia.
    Ele continua com sua energia total. Nada de diferente em seu comportamento.
    Ele vomita agua e ração de vez em qdo. Não sei se pode ser pelo motivo que ele ama papelão e madeira, ou se pode ser outro motivo.
    Opniões… HELP.

    • Olá, Aline! Se seu pet é adulto, ele pode comer duas vezes ao dia (café da manhã e jantar). O ideal é sempre seguir a quantidade diária indicada no rótulo da ração e caso ele ganhe petiscos com frequência, incluir na “quantidade de calorias” ingeridas para evitar que ganhe peso. Se ele vomita com frequência, é indicado consultar um médico veterinário de sua região, pois isso não é esperado. Os buldogues são cães muito agitados e isso pode acontecer por ele beber uma grande quantidade de água de uma só vez e posteriormente correr ou fazer algum outro tipo de atividade física, mas é preciso conhecer a causa e evitar que isso ocorra. O fato dele comer papelão e madeira pode ser bem preocupante, uma vez que esses materiais podem causar obstrução gastrointestinal, entre outros problemas. Um abraço!

  • Os pelos do meu cachorro estar caindo muito e ele não quer comer a ração só come comida o q eu faço ele é filhote podoo eu não tenho condições de Levar a um veterinário mim ajudem por favor

  • Meu pet tem cinco meses
    Já tem dois dia que notamos que ele não quer comer a ração ou outro tipo de comida
    Mais se der carne ou leite ele se alimentar um pouco oque devo fazer?

    • Olá, Anieli! Não é normal que o pet perca o apetite assim e também não é recomendado oferecer leite para eles… consulte um médico veterinário para saber o que está fazendo com que ele não coma. Um abraço!

    • Olá, Wesley! Esses alimentos acabam não sendo muito completos e podem resultar em um déficit nutricional. O ideal é tentar reintroduzir a ração à sua alimentação ou buscar alternativas de alimentos caseiros balanceados. Um abraço!

  • Já troquei mil vezes a marca da ração e minha cachorrinha não come a ração dela de jeito nenhum, lendo esse blog pude perceber meu erro, quando bem pequena, ela tinha o mesmo comportamento mas por ser bebê em vez de deixar ela passar fome até querer comer a ração eu dava um pouco de comida, agora como ela não come não sei o quê fazer vou ter que voltar a dar comida?
    “No momento estou dando ração misturada com um pouco de caldo de feijão e ela está comendo um pouco”

  • Meu pet tá muito mal, tá sem comer e tá só vomitando…
    Ele tem dois meses e meio, e foi tirado de perto da mãe… Isso pode ser falta dela ou ele tá doente?

    • Olá! Procure a ajuda de um médico veterinário para ter certeza do que está acontecendo com ele e o que pode ser feito para ele melhorar. Um abraço!

      • Oi jade petronilho tem um cachorro que a alguns dias comeu mato ficou vomitando e agora nao quer comer a racao o que posso fazee pra ele voltar a comer nao tenho como levar ele no veterinário ?

      • Olá, Monique! A falta de apetite merece atenção e pode indicar uma série de problemas de saúde. Muitos cães ingerem grama e outras plantas para provocar o vômito quando não estão se sentindo muito bem, mas se isso for recorrente, ele precisará de atendimento veterinário. O quadro de anorexia (não comer) pode ainda fazer com que algo simples se agrave… ele precisa ser estimulado para voltar a comer a ração, por isso indico que evite dar alimentos de humanos que podem ser mais atrativos e deixar seu apetite ainda mais caprichoso. De qualquer forma, consultar um médico veterinário da sua região é o mais indicado. Um abraço!

  • Minha cachorrinha…comeu uma ração bem inferior na casa de uma colega. E deu dor de barriga.
    E ontem comeu a dela que dei.
    Mas hj não comeu nada o dia inteiro.
    Ela está só deitada
    Estou preocupada.???
    O que faço?

  • Minha cachorrinha não quer comer já faz alguns dias, vivo inventando coisas p faze-la comer as vezes dá certo, não apresenta nenhum outro problema mas estou preocupada, não tenho condições p leva-la ao veterinário, me ajudem por fv, obrigado

  • Minha cachorrinha não quer comer, ando dando pra ela a ração desmame mais ela não come e fica comendo os móveis apenas e fica dormindo e chorando

    Não sei mais oq fazer pvf me ajudem,
    Ela ta muito fraca

    • Olá! Procure um médico veterinário o mais rápido possível. Por parecer tratar de um filhote, poucos dias sem comer já pode ser um grande problema para sua saúde. Um abraço!

  • Meu cachorro fez cirurgia na língua ele e um chow-chow mais após a cirurgia depois da língua cicatrizada ele não quer comer a tem uns três dias que ele só belisca o petisco que a gente coloca ração e a gente não sabe não sabe mais o que fazer

  • Meu cachorro não come sozinho ração. Tá praticamente dois dia Sem comer e não quer comer!! Preciso de ficar. Pq se eu boto frango ele quer mas ração nem pensar!!

  • Meu cachorro é ativo , gosta de pular em mim , mas ? agora ele está triste as orelhas para baixo e não quer comer , por favor alguém pra me ajudar , ? eu não tenho dinheiro para levá-lo ao veterinário , por favor me ajudem. !! ?

    • Observe os sintomas dela, e ligue para um veterinario caso não tem dinheiro para pagar , e também vai oferecendo a comida a ela aos poucos que ela vai voltando a comer

  • Meu cãozinho, está sem aperite já dois dias, ela não come nada, estou preocupada, os dentes dela estão caindo, ela só tem 5 meses, será que é por isso?

  • possuo um cão já idoso, 15 anos, ex cão de rua que está com os seguintes sintomas: não quer comer, está andando normalmente ( ou seja, creio eu não ser doença), bebe água e sua barriga faz muito barulho na região do abdômen!!! acredito ser gases, mas o que pode ser?? gases causam a falta de apetite?? ontem ele comeu bem, creio que sem ver dei uma comida meio passada pra ele, o que posso fazer?? veterinário eu não possuo dinheiro

  • Tenho um filhote, esses dias começou a chover muito e a casinha deles quebrou e quando vi ela estava quieta e não queria comer algo que não é normal já que ela é agitada e come muito, fui olhar como ela estava e estava com febre e com o focinho sexo mas as fezes estavam normal, oque eu faço? Acho que ela pegou um resfriado.

  • Adotei uma cadelinha na semana passada e ela não quer comer ração. Tentei várias marcas no intuito de adequar ao paladar dela, mas sem sucesso.
    Ela bebe água bem e comida humana se der ela come e também está alegre e interagindo com todos aqui em casa, porém no abrigo ela ficava com mais 12 cachorros. Será q ela está sentindo falta dos amiguinhos?

  • Bom dia eu troquei a ração do meu cachorrinho pra variar um pouco,mas não fui feliz em minha escolha, ele não se sentiu bem com a ração começou a passar mal, evacuando por mas vezes, é agora ele parece estar bem enjuado e não consegui nem sentir cheiro de comida, não quer se alimentar,com isso está muito fraco e desanimado,o que fazer?

  • Meu cachorrinho se chama Pirata ele comia normalmente ele é super eletrônico mais depois q meu marido comprou uma ração para ele da trotes ele comeu e vomitou td é fez fezes mole e tá caidinho e não quer mais comer nada tô com medo dele piorar oque eu faço?

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.