Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cachorros pequenos para apartamento: veja nove raças!

Se está lendo essa matéria, muito provavelmente busca uma raça de cachorro para apartamento. Os “apês” seguem sendo uma forte tendência no mundo inteiro. Já são mais de 10 milhões só aqui no Brasil, representando quase 15% das moradias em território nacional.

E quem pretende adotar um pet e mora em um local como esses precisa fazer uma bela pesquisa para encontrar os melhores cachorros pequenos para apartamento, que possam viver tranquilamente em ambientes reduzidos.

A princípio, os cães para apartamento são aqueles mais “compactos”, de pequeno e médio porte, com um temperamento afetuoso, calmo e adaptável, ou seja, são os que requerem pouco espaço para sobreviver.

Alguns grandalhões também podem viver em apartamentos, desde que sejam muito bem exercitados. Aliás, falando em exercícios físicos, todos os cachorros, sem exceção, precisam praticar atividades regularmente. Caso contrário, prepare-se para ter um pet cheio de energia para gastar em coisas erradas.

Separamos as melhores raças de cachorro para apartamento, veja:

1- Shih Tzu

De focinho achatado, olhos levemente saltados e com um coração enorme, o Shih Tzu é uma das raças mais procuradas por quem mora em apartamentos. Ele é extremamente companheiro, amoroso, sociável e muito adaptável.

dois shih tzus sentados em um sofá

2- Maltês

O Maltês é um cão alegre, afetuoso e fiel à família humana. É um pet bem pequeno que se adapta a todo tipo de ambiente, o que facilita a vida dentro de um apartamento. Entretanto, ele não é recomendado para pessoas que passam a maior parte do dia fora do lar, pois é um cachorro muito apegado e não lida bem com a solidão, podendo desenvolver sérios problemas de comportamento caso fique sozinho por longos períodos.

cachorro maltês deitado em um sofá

3- Cavalier King Charles Spaniel

Se procura um cachorro companheiro, carinhoso e sociável, que se dá muito bem com todo mundo, o Cavalier pode ser uma ótima opção. Ele adora crianças e recepciona as visitas como ninguém. Além disso, esse cão não costuma ser “falastrão”, muito menos fazer alarde sem necessidade, o que qualifica ainda mais para uma vida dentro de um apartamento.

cachorro cavalier deitado em um sofá cinza

4- Lhasa Apso

Ao contrário do Maltês, o Lhasa Apso é um dos poucos cães de pequeno porte que é  independente e não liga tanto se ficar sozinho, desde que tenha um ambiente rico, para que não fique entediado enquanto os pais humanos estão fora. Essa é uma raça bastante adaptável e precisa apenas de uma leve caminhada e algumas sessões de jogos e brincadeiras durante o dia para se manter ativa e saudável.

lhasa apso deitado no tapete com a língua para fora

5- Boston Terrier

O Boston Terrier é um cão ativo, afetuoso e muito fiel. Ele adora interações, tanto com humanos quanto com outros pets, e está sempre querendo agradar, o que o torna um ótimo cachorro para quem vive em apartamento.

boston terrier parado em um jardim

6- Pug

O Pug é conhecido mundialmente como um ótimo cão de companhia.  É muito apegado aos pais humanos e sociável com todo mundo. Ele se adapta muito bem à vida de apartamento e espaços reduzidos, desde que estejam sempre bem arejados. Por mais que seja um cachorro preguiçoso, o Pug precisa ser exercitado frequentemente para que tenha uma vida ativa e saudável.

cachorro pug deitado em uma caminha

7- Dachshund

Popularmente conhecido como “Salsicha”, o Dachshund é um cachorro enérgico, ativo, brincalhão e muito companheiro. Ele pode viver tranquilamente em apartamentos, contanto que seja bem exercitado diariamente, já que possui uma disposição invejável para um cão de pequeno porte.

Dachshund correndo em um gramado

8- Spitz Alemão

O Spitz Alemão, também chamado de Lulu da Pomerânia, é um cachorro de companhia muito dócil, brincalhão e se dá muito bem com pessoas e outros pets. Ainda assim, ele pode ser um pouco desconfiado com pessoas estranhas dentro do lar num primeiro momento, mas logo se solta quando percebe que não há nenhum tipo de ameaça real.

Lulu da Pomerânia em um jardim

9- Yorkshire Terrier

Por último, o Yorkshire é valente, protetor e faz um tremendo sucesso com a criançada. Ele é um pouco reservado com pessoas desconhecidas e pode latir incessantemente na presença delas. Todavia, uma socialização precoce é o suficiente para contornar comportamentos inadequados e torná-lo uma ótima alternativa para quem mora em apartamento e pretende adotar um cachorro.

YorkShire correndo em um parque

Agora que você conhece algumas raças de cachorro para apartamento, visite o blog da Petlove para mais dicas e conteúdos sobre raças de cães!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

1 Comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.