O comportamento do buldogue francês

Com as orelhas sempre alertas, seu porte atlético, a inteligência e o olhar sempre pedindo carinho e atenção tornam o simpático buldogue francês o companheiro perfeito para quem busca um cachorro mais discreto, mas muito companheiro.

Sempre disposto a passar boas horas ao lado de seu humano e capaz de se adaptar tanto ao campo quanto à cidade, ele tem conquistado muitos fãs. Aliás, é cada vez maior o número de pessoas que resolvem adicionar à família um cachorro buldogue francês.

Você também é um dos fãs dessa raça, mas gostaria de mais informações para compreender melhor seu novo amigo? Esse texto é exatamente para você. Trouxemos aqui tudo o que você precisa saber para entender o comportamento desses cães e como conviver com eles.

Comportamento

Embora algumas pessoas considerem o buldogue francês adulto agressivo, esse cãozinho é muito carinhoso, sensível e gentil.

É bem calmo com idosos e gosta bastante de jogos infantis. A raça adora carinhos, mas o que esse buldogue gosta, de verdade, é de sua vida em família e do convívio com seus humanos favoritos.

Corajosos e brincalhões, esses buldogues adoram divertir seus humanos com brincadeiras. Embora tenham um ar  bem sério, eles são, na verdade, bastante engraçados e cheios de vida.

Aliás, o cachorro buldogue francês é um animal para companhia. Sua grande felicidade é fazer companhia aos humanos. Tanto que, o que mais lhe agrada é ficar sentado perto de seus pais, enquanto eles assistem televisão.

Cuidados

Com pelos curtos, brilhantes e macios, sua pelagem é uniforme e em alguns casos pode possuir uma coloração um pouco avermelhada. Seus pelos podem ou não possuir marcas, além de manchas de diferentes proporções e nuances.

Essa pelagem curta facilita o cuidado que seus humanos precisam ter com sua higiene. Para eles, uma escovação semanal é o suficiente. Aqui, o ideal é utilizar uma escova de cerdas ou uma luva.

Os banhos devem ser dados sempre que necessário e é preciso limpar também as dobrinhas de seu rosto com um pano ou lenço úmido para evitar problemas de pele. Suas unhas devem ser cortadas a cada três semanas.

Como são braquicefálicos, ou seja, seu focinho e rosto são curtos, o buldogue francês tem dificuldades para respirar pelo nariz.  Esses cachorros costumam respirar mais pela boca e roncar bastante quando dormem. Essas características tornam os frenchies mais suscetíveis ao frio ou calor excessivos. Por isso, o ideal é que esses cães vivam dentro da casa de seus humanos e jamais façam exercícios sob o sol ou em dias muito quentes.

Alimentação

Como são propensos à obesidade, os pais de buldogues franceses precisam ficar atentos à sua alimentação. Para impedir que o animal ganhe muito peso, convém fazer exercícios e controlar a alimentação dada a ele.

Algumas marcas de ração já oferecem alimentos especialmente elaborados para a raça. Converse com um médico veterinários de sua confiança para saber qual a melhor opção para o seu buldogue francês.

Exercícios

Embora sejam bastante brincalhões e muito ativos, os buldogues não são exatamente fãs de exercícios. Para eles, basta um simples passeio, com coleira, pelas redondezas. Claro, sempre que o clima colaborar.

Por ser muito sensível ao frio ou ao calor, com ele não convém fazer exercícios se o calor estiver intenso ou em dias gelados. Para essas ocasiões, opte por brincadeiras dentro de casa e enriquecimento ambiental.

Treinamento

Os frenchies podem ser bastante teimosos, apesar de carinhosos com seus humanos. Então, se você está pensando em adotar um animalzinho desta raça, saiba que o treinamento precisa acontecer desde que o seu buldogue francês é um filhote.

Para ele, vale utilizar o reforço positivo e as técnicas que incentivem a obediência e o aprendizado de alguns truques, afinal, ele é muito inteligente e adora divertir seus humanos.

Aspecto

O cachorro buldogue francês é poderoso, tem uma estrutura muscular compacta e ossos bastante fortes. Sua cabeça é larga e quadrada, com dobras de pele e rugas.

Seu rosto é curto e atarracado e seus olhos redondos e esbugalhados. As orelhas do frenchie são médias e altas, amplas na base e arredondadas nas extremidades. Já sua cauda é curta e baixa, sendo muitas vezes quase imperceptível para quem não presta muita atenção.

Um buldogue dessa raça pode viver entre 11 e 15 anos, pesando entre oito e 14 quilos.  

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

2 Comentários

    • Olá! O buldogue francês não é dos cães mais latidores, mas ele pode latir bastante quando está brincando ou quando nota algo de diferente em seu território. Esse comportamento, porém, pode ser minimizado com a educação desde filhote. Um abraço!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.