Odontologia veterinária

Odontologia veterinária - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Odontologia Veterinária. Todos os direitos reservados a Carol Nazatto (imagem)

Odontologia veterinária é a parte da medicina veterinária que estuda todas as estruturas orais e suas afecções. Apenas profissionais devidamente formados e com registro no CRMV, podem exercer qualquer tipo de atividade odontológica (clínica, cirúrgica, entre outras) não só nos pets, mas nos animais em geral.

A doença periodontal é uma das enfermidades mais comuns em cães e gatos e pode acometer não apenas o dente, mas também gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. A presença da placa bacteriana na região supragengival e subgengival leva a uma inflamação da gengiva, a gengivite. Esta causa dor, desconforto e pode levar o cão a apresentar mal cheiro em sua boca. O risco é ainda maior e a situação ainda mais preocupante quando as bactérias invadem a corrente sanguínea e acabam por afetar outros órgãos, como fígado e até mesmo o coração, causando serias lesões.

Halitose, a inflamação, a anorexia e consequente emagrecimento, gengivas vermelhas ou sangrando, sangue no brinquedinho de morder, dificuldade na mastigação e trituração dos alimentos e saliva viscosa, ou com sangue, são alguns dos sinais clínicos que o proprietário pode notar em casa. Se qualquer um desses for notado, é importante que o pet seja levado ao médico veterinário o mais rápido possível, para que o problema não se torne sistêmico.

Os tratamentos dentários consistem na administração de antibióticos e procedimento cirúrgico para limpeza do tártaro. Em alguns casos, se faz necessária a administração de anti-inflamatórios e/ou polivitamínicos. A manutenção da higiene bucal precisa ser feita por toda a vida, mesmo após o termino do tratamento.

A prevenção é a melhor solução para esses problemas. A higiene e limpeza dos dentes feita diariamente, com o uso de creme dental para cães, evita a formação das placas. A escova usada pode ser a específica para animais ou a escovinha de dedo, encontrada em farmácias convencionais. A visita rotineira ao médico veterinário, para realização de um check-up, faz com que qualquer mínima alteração possa ser identificada no início, evitando complicações. Oferecer palitinhos e ossinhos para cachorros, assim como uma ração seca e eficiente, colaboram com o atrito dentário e consequente limpeza bucal. Há, no mercado, também alguns sprays anti-sépticos bucais, feitos para pets, que podem ser mais uma alternativa de tratamento e controle desses problemas.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário