Old English Sheepdog

Old English Sheepdog

Old English Sheepdog

Diferentes origens são atribuídas ao Bobtail mais conhecido como Old English Sheepdog. Há quem pense que tenha surgido de um cruzamento muito antigo com as raças de cães de pastor dos quais o Mastim italiano (atualmente desaparecido) trazido pelos Romanos.
Outros acreditam que seria o resultado de cruzamentos entre cães pastores insulares e continentais(Puli, Briard…).
De qualquer modo, há séculos que o Bobtail existe, já que aparece representado numa pintura de Gainsborough datando de 1771. Foi apresentado pela primeira vez numa exposição em 1873 em Birmingham. Oficialmente reconhecido em 1888 na Grã-Bretanha, foi em 1900 que o primeiro Clube foi fundado nos Estados Unidos. Desconhecido na França até 1973.

GRUPO CINOLÓGICO 1

CÃES PASTORES
PAÍS DE ORIGEM: Grã-Bretanha
NOME DE ORIGEM: Old English Sheepdog, Short Tailed English, Sheepdog
OUTROS NOMES: Cão pastor britânico, Pastor inglês ancestral, Bobtail

Principais características anatômicas:

CABEÇA
Forte, quadrada. Crânio volumoso. Stop marcado. Focinho forte, quadrado, truncado. Trufa forte.
OLHOS
De inserção bem separada , escuros ou de cores diferentes.Admitem-se os olhos azuis.
ORELHAS
Pequenas, e portadas achatadas contra as faces.
CORPO
Curto e compacto. Pescoço forte. Cernelha mais baixa que o lombo. Peito profundo e amplo. Costelas arqueadas. Escápulas oblíquas. Lombo robusto e ligeiramente arqueado.
MEMBROS
Ossatura forte. Pequenas patas redondas, com dígitos arqueados.Almofadas plantares espessas e duras.
CAUDA
Ausente ou amputada.
PÊLO
Abundante, áspero, isento de cachos. Pelagem mais abundante nos posteriores do que no resto do corpo. Subpêlo suave e denso
PELAGEM
Todos os tons de cinza, acinzentado, ou azul. O corpo e os posteriores têm cor uniforme com ou sem pequenas manchas brancas
(luvas) nas extremidades dos membros. A cabeça, o pescoço, e a face ventral ao tronco devem ser brancos. Qualquer tom de
marrom é considerado falta.

TAMANHO DO OLD ENGLISH SHEEPDOG

Macho: no mínimo 61 cm.
Fêmea: no mínimo 56 cm.

PESO DO OLD ENGLISH SHEEPDOG

De 25 a 30 kg.

Temperamento, aptidões, educação:
Dotado de um grande vigor, brincalhão, turbulento, não é medroso nem agressivo. Muito afetuoso,dócil,temperamento igual,fiel,
vigia muito bem as crianças, por isso ganhou o apelido de Nanny Dog. Possui o sentido da função de guarda, mas não é mordedor.
Para além disso,sua cabeça de urso de pelúcia e sua voz “rouca” tornam-no pouco dissuasivo.
Conselhos
Adapta-se muito bem à vida citadina em apartamentos, desde que coabite constantemente com seu dono e possa correr todos os dias. Resiste mal ao calor. Tem um caráter forte e sua educação deve ser firme. A escovação diária é muito importante para que sua  pelagem volumosa não se transforme num montão de nós.
Utilizações
Pastoreio (atividade praticamente abandonada atualmente) e companhia

FONTE: ENCICLOPEDIA CANINA ROYAL CANIN

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

1 Comentário

  • Olá tenho um Sheep Dog já com 4 anos e preciso de um dentista pra ele, vejo que formou tártaro ao longo dos anos, a veterinária dele me disse que pode tirar, mas precisará de anestesia geral, ouço muito que é perigoso e acabo sempre adiando esse tratamento.

Deixe um comentário