Seu cheiro é mais importante para seu cachorro do que qualquer outro fator

Caso fossem perguntados sobre qual a forma principal dos cachorros identificarem seus pais humanos e familiares, muitos responderiam: “a visão”. A princípio, essa seria uma resposta evidente e bastante simples, porém errada, afinal, como todos sabemos, o olfato canino é praticamente um “super poder”.

Os cachorros são excelentes farejadores por natureza, capazes de sentir cheiros extremamente difíceis de serem percebidos por nós humanos. Para se ter uma ideia do poder de um focinho, existem estudos que comprovam que os cães conseguem detectar até mesmo o câncer e outras doenças pelo olfato.

Olfato canino

E para mostrar que o olfato canino é ainda mais poderoso e importante para eles, uma pesquisa realizada por Alexandra Horowitz, especialista em estudos sobre cognição canina, revelou que os cachorros reconhecem seus pais humanos principalmente pelo cheiro.

Em outras palavras, o odor é a maneira mais clara de os cachorros reconhecerem seus familiares. Segundo Horowitz, “o cheiro é reconhecido como sua fonte primária de informação”.

Então isso quer dizer que o olfato se sobrepõe até mesmo à visão? A resposta é sim! Todos os sentidos possuem um papel importantíssimo, mas, segundo esse e outros estudos, os cachorros dependem especialmente dos odores, seja para reconhecer seus humanos, para notar em que direção alguém está se movendo ou até mesmo para perceber a distância que uma pessoa está dele.

Vale destacar que pesquisas como essa são extremamente úteis para que os pais entendam todas as diferenças entre cachorros e humanos, a fim de proporcionar uma vida feliz e saudável aos nossos amados pets.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.