Orelha coçando depois do banho? Veja o que pode ser

coceira-banho

Muitos tutores queixam-se que seus cães ficam extremamente incomodados após o banho e tosa e sacodem e coçam suas orelhas insistentemente após o procedimento.

Muitas causas podem estar envolvidas: no banho e tosa é comum os profissionais depilarem os pelos do canal auditivo aplicando um pó próprio para isso e fazendo uma tração. Esse procedimento é controverso, alguns veterinários indicam, pois alegam facilitar a circulação de ar e diminuir as chances de inflamações, mas outros veterinários consideram desnecessário. A questão é que a depilação em alguns animais causa grande incomodo e eles podem manifestar isso sacudindo a cabeça.

coceira-orelha-banho

Outra causa para essa irritação pode ser a presença de algodões, utilizados para proteger os ouvidos da água do banho. Eles podem ser esquecidos no canal auditivo e causar muito desconforto e até mesmo a longo prazo causar inflamações nos ouvidos do animal. Algumas soluções de limpeza utilizadas no banho e tosa podem evidenciar a existência de infecções não percebidas antes do banho. Elas não causam a infecção, mas quando aplicadas, removem o cerúmen e fazem uma renovação tecidual. No caso de infecções além desse cerúmen, algumas secreções podem ser expelidas também. O importante a salientar é que salvo em exceções que o animal é machucado ou quando há esquecimento dos algodões, nenhuma infecção de ouvido é imediata após o banho, ela leva alguns dias para acometer e gerar dor no animal. Se houver algum sinal estranho de incomodo no animal, é imprescindível que o tutor leve seu pet no veterinário para um exame minucioso. Somente o médico pode prescrever o tratamento mais adequado e seguro para seus pet.

Priscila Gomes – Médica Veterinária Hospital Veterinário Alpri Vet

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP

Sobre o autor

Prof. Marco Antônio Gioso

Prof. Marco Antônio Gioso

É médico veterinário e cirurgião dentista graduado pela Universidade de São Paulo (onde também concluiu mestrado e doutorado). É livre docente e professor da FMVZ-USP, palestrante internacional e coach executivo. Tem MBA em Marketing.

4 Comentários

Deixe um comentário